A mineira Ana Patrícia foi uma das homenageadas no Troféu Guará Bmg 2024/2025. Ao lado de Duda, ela conquistou a medalha de ouro no Vôlei de Praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2024 e foi destaque do esporte brasileiro.
“É uma honra receber esse prêmio. Representa muito para mim, sendo mineira, buscando sempre representar nosso estado da melhor forma possível. É muito bom ver que toda essa trajetória, tudo que vivi junto com a Duda e nossos apoiadores e o Praia Clube, está sendo recompensado com tanto carinho”, afirmou a jogadora de 27 anos, nascida em Espinosa, no Norte de Minas.
Olhando para o passado, Ana Patrícia explicou como surgiu a relação com o esporte e ainda brincou que o vôlei nunca foi uma opção. Quando a modalidade finalmente entrou na vida dela, o caminho não foi mais o mesmo.
“O esporte surgiu na minha vida para me salvar. Falo isso porque sofri muito bullying na escola e comecei a jogar porque era o ambiente em que eu me encontrava e me realizava como pessoa. Fiz futebol, peteca, handebol, e a única coisa que não fazia era jogar vôlei. Jogando um campeonato escolar, eu recebi um convite para jogar vôlei, não sabia absolutamente nada e descobri que amava o vôlei de praia mais que pudesse imaginar. E de 2014 até aqui, estamos nessa busca de alcançar novos objetivos, novos desafios e novas conquistas”, disse Ana.
O ápice da carreira não poderia ser outro, se não o ouro olímpico em Tóquio, ao lado de Duda. Ana Patrícia não escondeu a emoção ao falar sobre o título e também valorizou a recepção do público com a conquista para o Brasil.
“É uma sensação que não dá para descrever. Hoje, eu falo que nada te prepara para aquilo, tanto para as tensões dos Jogos Olímpicos, como para a conquista. É uma sensação de muita realização, passa um filme na cabeça de tudo que você viveu, o que você teve que enfrentar para estar ali. Acho que a parte mais legal é ver tanta gente feliz a partir da sua conquista. Até hoje, isso é surpreendente para mim, as pessoas te encontram na rua e te abraçam, choram, eu até me arrepio. A alegria sempre é melhor quando compartilhada”, finalizou.
Premiados do Guará Bmg 2024/2025
- Goleiro: Everson (Atlético) - 32 votos
- Lateral-direito: William (Cruzeiro) - 31 votos
- Zagueiro: Battaglia (Atlético) - 32 votos
- Zagueiro: João Marcelo (Cruzeiro) - 24 votos
- Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético) - 27 votos
- Volante: Lucas Romero (Cruzeiro) - 21 votos
- Volante: Matheus Henrique (Cruzeiro) - 21 votos
- Meia: Gustavo Scarpa (Atlético) - 24 votos
- Meia: Matheus Pereira (Cruzeiro) - 32 votos
- Atacante: Hulk (Atlético) - 32 votos
- Atacante: Paulinho (Atlético) - 17 votos
- Técnico do ano: Gabriel Milito (ex-Atlético) - 13 votos
- Craque do ano: Matheus Pereira (Cruzeiro) - 15 votos
- Revelação do ano: Alisson (Atlético) - 9 votos
- Dirigente do ano: Fábio Mineiro (Athletic) - 19 votos
- Árbitro ou assistente do ano: Guilherme Dias Camilo - 9 votos
- Campeão Mineiro Masculino: Atlético
- Campeão Mineiro Feminino: Cruzeiro
- Campeão Mineiro do Módulo II: Betim
- Campeão Mineiro Sub-20: América
- Campeão da Superliga Feminina e do Sul-Americano de Vôlei: Gerdau Minas
- Campeão mundial e do Sul-Americano Masculino de Vôlei: Sada Cruzeiro
- Artilheiros do ano: Hulk e Paulinho (Atlético), com 19 gols cada
- Campeão da Copa Itatiaia KTO: São Bernardo
- Homenagem especial: Ana Patrícia (vôlei de praia)