Flavio Cobolli será o adversário de
Retrospecto de Fonseca x Cobolli
João Fonseca e Flavio Cobolli já se enfrentaram no circuito. E foi recentemente. No ATP 500 de Halle, na Alemanha, o italiano venceu o brasileiro de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 e 7/6.
Carreira de Flavio Cobolli
Cobolli nasceu em 2002. Da mesma geração de Jannik Sinner, ele é considerado uma das promessas do tênis italiano. Aos 18 anos, em 2019, ele se profissionalizou e jogou os primeiros jogos no circuito ATP.
Os últimos dois anos têm sido de sobressaltos para o rival de Fonseca. Em 2024, ele começou a rondar o top 50. A ascenção definitiva, porém, veio em 2025, com os títulos do ATP 250 de Bucareste e, principalmente, o ATP 500 de Hamburgo. Na trajetória do torneio de saibro, derrotou nomes experientes, incluindo Andrey Rublev na final.
Por conta disso, ele chegou a estar no top 20 do ranking ATP em julho deste ano, quando ocupou a 17ª colocação.
Canhoto e com backhand de duas mãos, Cobolli Cresceu no saibr. Seu jogo combina controle, paciência e variações de ritmo, características que têm se adaptado bem à grama.
Laver Cup
João Fonseca representará o Time Mundo na Laver Cup
A Laver Cup é uma competição de tênis masculino, reconhecida pela ATP, criada em 2017 pelo ex-tenista Roger Federer. O campeonato divide os atletas em duas equipes de seis jogadores: o Time Europa e o Time Mundo. Cada um dos times é comandado por uma figura importante do tênis, que é responsável por escolher os jogadores.
Fonseca integrará o Time Mundo do torneio, que enfrentará o Time Europa. O jovem de 19 anos estará ao lado de atletas como Taylor Fritz (EUA), Alex Michelsen (EUA), Reilly Opelka (EUA), Francisco Cerundolo (Argentina) e Alex de Minaur (Austrália), sob a liderança de Andre Agassi.
O Time Europa, por sua vez, será composto por Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Holger Rune, Casper Ruud, Jakub Mensik e Flavio Cobolli. Eles serão capitaneados pelo francês Yannick Noah.
Modo de disputa
João Fonseca e Roger Federer se encontram pela primeira vez
As partidas de simples e duplas são disputadas em três sets, com as pontuações comuns do tênis. Em caso de empate nos dois primeiros sets, o terceiro é um desempate por 10 pontos.
São 12 partidas ao todo, sendo que o time que atingir 13 pontos primeiro torna-se o campeão. Em caso de empate em 12 a 12, um duelo final de duplas é jogado como um set regular com pontuação de desempate.
Os confrontos são determinados pela troca de cartões de escalação pelos capitães.
Veja horários e programação completa
Dia 1 - 19 de setembro (sexta-feira)
- 17h: Ruud x Opelka
- Em seguida: Mensik x Michelsen
- 23h: Fonseca x Coboli
- Em seguida: Alcaraz e Mensik x Fritz e Michelsen
Dia 2 - 20 de setembro (sábado)
- 17h: partida de simples
- Em seguida: partida de simples
- 23h: partida de simples
- Em seguida: partida de duplas
Dia 3 - 21 de setembro (domingo)
- 16h: partida de duplas
- Em seguida: partida de simples - se necessário
- Em seguida: partida de simples - se necessário