Ouvindo...

Ex-top 3 surpreende ao revelar custos para se tornar um tenista profissional

Dominic Thiem, austríaco campeão do US Open, revelou as dificuldades que o esporte de alto nível impõem

Dominic Thiem, vencedor do Rio Open em 2017, foi flagrado treinando para o US Open usando uma camisa do Flamengo

Dominic Thiem revelou que um atleta pode gastar até 1 milhão de dólares para se tornar um tenista profissional. Em entrevista ao podcast ‘Business of Sport’, o ex-top 3 do ranking ATP revelou ainda que esse custo ocorre antes do jogador receber quantias de dinheiro no circuito.

“De 13 a 18 anos, ou até o ponto em que o garoto está ganhando dinheiro, você precisa gastar entre 80 mil a 100 mil dólares por ano. Quando você começa a jogar os Grand Slams juvenis, você está viajando de 30 a 35 semanas por ano, mas não está ganhando dinheiro algum, não há premiação”, revelou o jogador, que foi campeão do US Open em 2020.

Ao mensurar o gasto total antes da profissionalização, ele chegou ao exorbitante número de 1 milhão de dólares (R$ 5,3 milhões na cotação atual).

“No total, custa perto de 1 milhão de dólares, o que é uma quantia inacreditável de dinheiro. Ninguém pode arcar com isso”, disparou.

Dominic Thiem

Dominic Thiem foi o jogador profissional que mais vezes derrotou o big three, formado por Rafael Nadal, Novak Djokovic e Roger Federer. Ao todo, ele conquistou 17 títulos, incluindo 1 Grand Slam e 3 vices. Em 2020, após sua maior glória nos Estados Unidos, ele alcançou o ranking 3 da ATP .

Uma lesão em seu punho o forçou a se aposentar, em 2024.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.