Nas quartas de final do Rio Open 2026, o brasileiro João Fonseca encara o peruano Ignacio Buse para igualar sua melhor marca no torneio. A partida será no saibro do Jockey Club Brasileiro, não antes das 19h (de Brasília) desta quinta-feira (19).
Quem avançar enfrentará o italiano Matteo Berrettini, ex-número 6 do mundo, ou o sérvio Dusan Lajovic.
João Fonseca, atualmente ocupando a 38ª posição no ranking mundial e cabeça de chave número 3 do torneio, chega a este estágio após derrotar o compatriota Thiago Monteiro por 2 sets a 0.
Com este resultado, o carioca de 19 anos tenta igualar sua melhor marca no Rio Open, alcançada em 2024, quando ainda era uma promessa de 17 anos. Na ocasião, ele chegou às quartas de final pela primeira vez.
Semifinal nas duplas
Ao lado de Marcelo Melo, João Fonseca avançou à semifinal das duplas no Rio Open. Nessa quarta-feira (18), os brasileiros bateram os argentinos Andres Molteni e Maximo Gonzalez por 2 a 0.
Ano de Fonseca
Na presente temporada, Fonseca busca superar a instabilidade física causada por dores na lombar que prejudicaram seu desempenho no Australian Open e em Buenos Aires. Uma vitória nesta rodada não apenas o levaria à sua primeira semifinal de ATP 500, como também o colocaria próximo ao top 30 do ranking.
Ignacio Buse
O adversário, Ignacio Buse, de 21 anos, ocupa a 91ª colocação no ranking da ATP, sua melhor marca pessoal. O número 1 do Peru avançou no torneio após uma vitória de virada sobre o brasileiro Igor Marcondes.
Buse consolidou sua entrada no top 100 no início de 2026, impulsionado pela conquista de dois títulos no circuito Challenger em 2025.