O jovem tenista brasileiro João Fonseca, número 655 do mundo, levantou a arena do Rio Open nesta quinta-feira (22). O garoto, de apenas 17 anos, conquistou a classificação para as quartas de final da competição. No Rio de Janeiro, ele venceu o chileno Cristian Garin (88º) por 2 sets a 0, com duplo 6/4.
🇧🇷 Revelry in Rio 🇧🇷
— ATP Tour (@atptour) February 23, 2024
17-year-old Joao Fonseca becomes the youngest Brazilian tour-level quarter-finalist in the Open Era defeating Garin 6-4 6-4!@RioOpenOficial | #RioOpen10Anos pic.twitter.com/CdxAQduBsD
João se junta a Thiago Monteiro e Thiago Wild, outros brasileiros que também conquistaram a classificação para a próxima fase do torneio. Nas quartas, o jovem carioca vai encarar o argentino Mariano Navove (113º), que eliminou o alemão Yannick Hanfmann.
O brasileiro agradeceu o apoio da torcida no final do jogo, que foi crucial para a vitória.
“Só tenho a agradecer essa torcida, precisava dessa energia no final para ganhar porque o nervosismo estava pegando. Mas acreditei, ainda estou sem acreditar o que está acontecendo nessa semana”, disse.
Mesmo com a vitória, João não teve vida fácil contra Garin. O chileno dificultou o jogo do brasileiro no primeiro set e chegou a assumir a liderança do jogo. Todavia, o brasileiro manteve a calma e conseguiu fechar a primeira etapa em 6/4.
O segundo set foi bem equilibrado, e os dois jogadores travaram um bom duelo. Com o apoio da torcida, João errou menos que Garin no final do set e garantiu a vitória com o mesmo placar da etapa de abertura.
João Fonseca analisou como será a partida desta sexta-feira contra Nanove. O brasileiro já venceu o argentino, em 2022, em partida que marcou seu segundo triunfo como profissional.
“O Mariano é um amigo meu, ótimo jogador também. Aquela vitória foi um jogo que joguei muito bem. Mas amanhã é outro dia, vai ser uma energia diferente, e vamos com tudo. Descansar agora e estar preparado para amanhã", comentou.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.