Elena Rybakina está pela primeira vez nas semifinais do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, na Arábia Saudita. A casaque conquistou a vaga ao derrotar a polonesa Iga Swiatek nesta segunda-feira (3), em Riad. Após perder a primeira parcial, a tenista casaque se recuperou e venceu o confronto por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/0.
O triunfo de Rybakina valeu vaga antecipada graças à vitória de Amanda Anisimova, que eliminou Madison Keys, e definirá a outra classificada em embate direto com a polonesa na quarta-feira (5).
Esta foi a quinta vitória de Rybakina no retrospecto particular das duas competidoras que já se enfrentaram 11 vezes. Nesta temporada, a polonesa levou a melhor sobre a adversária casaque em quatro confrontos.
A partida
O início de partida foi favorável para Swiatek, que obteve uma quebra e abriu 3 a 0. Embora não tenha ampliado a diferença, ela controlou o jogo para garantir o triunfo na primeira parcial pelo placar de 6/3. Com 17 erros não-forçados Rybakina não teve forças para reagir.
O segundo set, porém, foi diferente. A casaque foi mais efetiva e logo conseguiu a vantagem de 3 a 0 e uma quebra. Com um jogo consistente, ela cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço e se aproveitou da queda de rendimento da rival para vencer com facilidade por 6 a 1 e empatar o duelo.
Com Rybakina sacando muito bem, o terceiro set foi um ‘passeio’. Ela fez três aces e só perdeu três pontos nos games de serviço. Swiatek seguiu cometendo muitos erros e sofreu três novas quebras. A casaque fez quase o dobro de winners, 20 a 12, e definiu o duelo com um pneu: 6 a 0.
Campeã do Finals em 2023, quando o evento foi disputado no México, Swiatek tenta evitar a segunda eliminação consecutiva na fase de grupos. Ano passado, a polonesa venceu seus jogos contra Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina, mas ficou em terceiro lugar na chave por conta do saldo de sets, em que Krejcikova e a norte-americana Coco Gauff se classificaram, com título da norte-americana.
Logo após o jogo entre Rybakina e Swiatek, a norte-americana Amanda Anisimova buscou a virada diante da compatriota gripada, Madison Keys, parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, para se manter firme na luta pela segunda vaga do grupo Serena Williams. Ela encara a polonesa no segundo jogo de quarta-feira. Antes, a casaque tentará avançar em primeiro em duelo com Keys.
Com agência