Ouvindo...

Times

Medalhas de Paris 2024

As medalhas de Paris-2024 trazem um hexágono de ferro extraído de uma reforma da Torre Eiffel no século passado

Um dos símbolos olímpicos, as medalhas receberam atenção especial da organização da Olimpíada e da Paralimpíada de Paris. Os modelos foram desenhados pela tradicional joalheria LVMH Chaumet.

Conhecida por seu trabalho artesanal, a Chaumet transformou as medalhas em verdadeiras joias e teve três fontes de inspiração: o hexágono, o brilho e a cravação.

Torre Eiffel

As medalhas trazem um hexágono de ferro extraído de uma reforma da Torre Eiffel no século passado. A forma geométrica faz referência à França, chamada de “L’hexagone”.

“Ao colocar fragmentos da Torre Eiffel no centro de suas medalhas, Paris 2024 espera deixar aos atletas uma memória inesquecível dos Jogos de Paris e da França”, afirmou o Comitê.

A Torre Eiffel também inspirou o design das fitas das medalhas. Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024, as fitas das medalhas serão adornadas com a treliça da Torre Eiffel.

Fitas azuis e vermelhas

As fitas das medalhas Olímpicas serão azuis escuras, enquanto as das medalhas paralímpicas serão de um vermelho profundo – uma mistura das duas primeiras camadas de tinta (“vermelho Veneza” e “vermelho-marrom”) usadas na Torre Eiffel.

As medalhas Olímpicas e Paralímpicas são gravadas com o nome do esporte, da disciplina e do evento nas bordas. Estas inscrições são em francês nas medalhas Olímpicas e em inglês nas medalhas Paralímpicas, as línguas oficiais respectivas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Verso

O verso da medalha olímpica conta a história do renascimento dos Jogos na Grécia, uma adaptação que introduziu a deusa da vitória e o estádio para os Jogos Olímpicos Atenas 2004, desenhada por Elena Votsi.

A deusa da vitória Atena Nice é representada em primeiro plano, emergindo do Estádio Panatenaico que testemunhou o renascimento dos Jogos Olímpicos em 1896.

A Acrópole de Atenas, outro elemento obrigatório das medalhas Olímpicas, é acompanhada pela Torre Eiffel pela primeira vez no desenho de Paris 2024.

Logo, estão representadas as inspirações dos Jogos da Antiguidade da Grécia, as origens francesas dos Jogos Olímpicos modernos e sua próxima edição em Paris.

Veja detalhes das medalhas de Paris 2024

  • 5,084 medalhas produzidas
  • 85 mm de diâmetro
  • 9.2 mm de espessura
  • 18 g de metal da Eiffel Tower
  • 529 g: peso da medalha de ouro
  • 525 g: peso da medalha de prata
  • 455 g: peso da medalha de bronze

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia
Leia mais