A brasileira Rayssa Leal vai em busca do inédito ouro olímpico no Skate Street, neste domingo (28), nos Jogos Olímpicos de Paris. A skatista de 16 anos oscilou nas eliminatórias, mas garantiu a vaga com manobras especiais na segunda parte da eliminatória. Gabi Mazetto e Pâmela Rosa, outras brasileiras na disputa, foram eliminadas.
A final está prevista para às 12h (de Brasília). As finalistas da prova, além de Rayssa, são: Coco Yoshizawa (Japão), Liz Akama (Japão), Chenxi Cui (Japão), Chole Covell (Austrália), Funa Nakayama (Japão), Paige Heyn (EUA) e Poe Pinson (EUA).
Funa Nakayama e Rayssa são as únicas atletas que repetem a presença na final olímpica. A japonesa foi bronze na última edição dos Jogos Olímpicos, enquanto a brasileira ficou com a prata.
A prova
As tenistas foram divididas em quatro grupos para a disputa. A prova do skate street consiste em duas voltas no circuito montado e cinco tentativas de manobras isoladas.
Cui Chenxi (China) e Chloe Covell (Austrália) foram os destaques do primeiro grupo. A segunda eliminatória teve como destaque a japonesa Coco Yoshizawa e a chinesa Zhu Yuangling.
As brasileiras Pâmela Rosa e Gabi Mazetto estiveram no segundo agrupamento. Ambas tiveram pouco sucesso e erraram as manobras, ficando com nota abaixo e fora da disputa.
Rayssa Leal puxou a terceira raia da disputa. A brasileira, nas voltas no circuito, oscilou. O nervosismo fez com que ela errase nas duas oportunidades e não tivesse boas notas.
O quadro foi revertido na segunda etapa. Nas manobras isoladas, Rayssa acertou três movimentos de grande dificuldade e acumlou nota de 241.43. Ela terminou em 5º lugar, mas precisava terminar pelo menos em oitavo para disputar a medalha.
Na última eliminatória, Akama Liz e Funa Nakayama brilharam e superaram a Rayssa. No entanto, a brasileira garantiu vaga na final.