O tenista espanhol Rafael Nadal está confirmado para a disputa da chave de duplas nos Jogos de Paris .2024. Entretanto, sua participação em simples ainda não é certa. Com duas medalhas olímpicas de ouro no currículo, em Pequim 2008 e Rio 2016, essa é a quarta olimpíada de Nadal.
“Rafa estará em duplas no sábado (27) porque treinou bem hoje”, afirmou o capitão da Espanha, David Ferrer. “Duplas requer menos intensidade que simples, no qual tem que estar muito bem preparado fisicamente e em plenas condições”, completou.
Nas duplas, Rafael Nadal jogará ao lado de Carlos Alcaraz. O espanhol de 21 anos é o atual campeão de Wimbledon e Roland Garros, onde serão disputadas as partidas de tênis na Olimpíada. Eles treinaram na manhã desta sexta-feira (26) na Philippe Chatrier, quadra central do complexo, com teto fechado por causa da chuva. Nadal usava um grande curativo na coxa direita, mas se movimentou normalmente.
Nessa quinta-feira (25), o ex-número um do mundo tinha um treino programado com o alemão Alexander Zverev, mas não compareceu. Carlos Moyá, técnico de Nadal, afirmou que o tenista tinha sofrido um pequeno contratempo e que o recomendado era descansar. “Não posso assegurar nada. Temos que esperar”, afirmou Moyá na ocasião.
Durante o treino de duplas, os espanhóis venceram os compatriotas Pablo Carreño e Marcel Granollers por 6/3. Nadal e Alcaraz estreiam contra os argentinos Máximo Gonzales e Andres Molteni neste sábado (27), às 14h (de Brasília).
Em simples, o primeiro adversário de Nadal é o húngaro Marton Fucsovics, 49º do ranking. Campeão olímpico em duplas na Rio 2016 e em simples em Pequim 2008, Nadal conquistou Roland Garros, onde acontece o torneio olímpico, 14 vezes, mas atualmente ocupa apenas a 161ª posição do ranking após sofrer com lesões.
Brasil no tênis
Depois de conquistar a primeira medalha olímpica da modalidade em Tóquio, com a dupla formada por Luisa Stefani e Laura Pigossi, o tênis brasileiro tentará repetir o feito em Paris. Os jogos serão disputados no tradicional complexo de Roland Garros, que recebe o Grand Slam disputado no saibro. Entre os homens, Thiago Monteiro tem vaga garantida por ter sido bronze no Pan de Santiago. O brasileiro, que vive uma das melhores fases da carreira, terá que surpreender para entrar na briga por medalhas.
Com agência