Ouvindo...

Após polêmica, provas de surfe de Paris-2024 têm local confirmado

Teahupo’o, no Taiti, será a sede dos eventos de surfe dos próximos Jogos Olímpicos

As provas de surfe da próxima edição dos Jogos Olímpicos serão disputadas em Teahupo’o, no Taiti, território francês no Oceano Pacífico. O presidente da Polinésia francesa, Moetai Brotherson, confirmou a informação nesta segunda-feira (11).

“A solução que adotamos esta tarde permite celebrar aqui os Jogos Olímpicos e que a WSL (Liga Mundial de Surfe) mantenha uma etapa anual do circuito mundial”, disse Moetai Brotherson, no Taiti, à AFP.

A indefinição ocorreu por um problema estrutural. O Taiti estava designado como a sede de competições do esporte. No entanto, a instalação de uma torre de alumínio no local de uma torre de madeira criou tensão entre organizadores e autoridades local.

O teste técnico realizado, no começo do mês, quebrou vários pedaços de coral na região. O governo suspendeu as obras.

Após conversas das autoridades com grupos de defesa do meio ambiente, uma solução foi encontrada. A torre do alumínio do projeto inicial será reduzida em tamanho e peso.

“Tínhamos uma pequena margem de manobra no calendário, o que hoje nos permite ter confiança de que a torre poderá estar pronta em maio”, disse Tony Estanguet, presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais