Ouvindo...

Paris 2024: presidente do COB diz que atletas receberão maiores premiações da história

Declaração de Paulo Wanderley foi dada à Itatiaia, com exclusividade, nesta quarta-feira (26)

Paulo Wanderley foi o convidado do Bastidores, da Itatiaia, nesta quarta-feira

A um ano das Olimpíadas de Paris, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que os atletas receberão as maiores premiações da história do país. A declaração de Paulo Wanderley Teixeira foi dada à Itatiaia, com exclusividade, nesta quarta-feira (26).

“Com certeza. Isso foi anunciado hoje na cerimônia Um Ano para Paris. Está garantida essa premiação para os nossos atletas. É uma motivação a mais nesse ano que falta”, afirmou o dirigente no programa Bastidores.

Metas do COB para Paris 2024

De acordo com Paulo Wanderley, o fato de o ciclo para as Olimpíadas de Paris ter sido menor não afeta diretamente o Time Brasil. Segundo ele, a percepção será de atleta para atleta.

“Nos dois últimos ciclos, contando com o de Tóquio e o de Paris, o primeiro foi de cinco anos, totalmente atípico. O de agora, três anos, também atípico. Hoje, nessa cerimônia, foi perguntado à Rebeca Andrade se teria sido bom ou ruim para ela. Ela disse que, especificamente, foi bom. Diminuiu o tempo de ansiedade, ela está preparada. Varia de atleta para atleta. Mas, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, talvez ela não tivesse o desempenho que teve”, complementou.

Leia também

Quais modalidades têm maior chance de medalhas?

De acordo com o presidente do COB, o judô, a ginástica, o surfe e o skate são as modalidades em que o Brasil deve conquistar mais medalhas em Paris.

“Podemos afirmar que o judô, desde 1984, em Los Angeles, teve medalha. A ginástica está em uma ascensão muito grande. Nas últimas três Olimpíadas, teve medalha. O surfe, que entrou em Tóquio, teve medalha e vai garantir também. O skate… temos muitas possibilidades”, disse.

Ainda conforme Paulo Wanderley, o Time Brasil espera obter mais medalhas em Paris do que em Tóquio. Na capital japonesa, o Brasil somou 21 medalhas: sete ouros, seis pratas e oito bronzes.

“A nossa expectativa é que Paris seja melhor do que Tóquio, sempre evoluindo e superando”, encerrou.

Olimpíadas de Paris 2024

A um ano dos Jogos Olímpicos, a Itatiaia anunciou a compra dos direitos de transmissão do torneio.

Os Jogos de Paris acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. O Brasil já tem 42 atletas confirmados no principal evento esportivo do mundo. Além das seleções femininas de rúgbi (12) e futebol (18), há seis vagas garantidas no atletismo, duas no surfe, duas nos saltos ornamentais, uma no ciclismo BMX feminino e uma no tiro esportivo.

A maioria das vagas será distribuída em competições mundiais e pré-olímpicas que vão ser disputadas a partir de agosto de 2023, últimos 365 dias do ciclo.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.