Ouvindo...

Stock Car: etapa de BH é transferida para Cascavel

Quinta etapa da categoria não será mais realizada na capital mineira

Carros da Stock Car em Belo Horizonte

Belo Horizonte não receberá mais a 5ª etapa da Stock Car, marcada para 17 de agosto. Em nota oficial, a Vicar, organizadora da categoria, informou que a corrida será transferida para Cascavel, no Paraná.

A decisão foi tomada em conjunto com as promotoras locais do evento, Speed Seven e DM Corporate, após análise técnica dos prazos necessários para a montagem completa da infraestrutura do circuito urbano no complexo do Mineirão.

“Os estudos demonstraram que, para garantir os padrões de segurança e qualidade que a Stock Car Pro Series exige, seria necessário um prazo adicional que não se adequa ao cronograma estabelecido”, disse a Vicar.

A alteração também transfere para Cascavel, na mesma data, a 7ª etapa do TCR South America Banco BRB e a 1ª etapa do TCR Brasil Banco BRB. Já o evento previsto para Cascavel, em sete de setembro, será realizado no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita-RS.

Por que não em outra data?

Ainda de acordo com a nota da Vicar, diversas alternativas foram analisadas para reagendar a etapa de BH em 2025.

“No entanto, a complexidade dos calendários tanto da BRB Stock Car Pro Series quanto do Estádio Mineirão, que possui uma agenda diversificada de eventos esportivos e culturais, impossibilitou encontrar uma data adequada que atendesse às necessidades técnicas e logísticas de ambas as partes”, destacou.

Veja a nota da Vicar na íntegra

“A Vicar e as promotoras locais, Speed Seven e DM Corporate, comunicam oficialmente a mudança da 5ª etapa, que seria disputada em Belo Horizonte.

Prevista originalmente para o dia 17 de agosto de 2025, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, a 5ª etapa da BRB Stock Car Pro Series será transferida para o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), na mesma data.

Esta decisão foi tomada conjuntamente entre a Vicar e as promotoras locais, Speed Seven e DM Corporate, após análise técnica dos prazos necessários para a montagem completa da infraestrutura do circuito urbano no complexo do Mineirão. Os estudos demonstraram que, para garantir os padrões de segurança e qualidade que a Stock Car Pro Series exige, seria necessário um prazo adicional que não se adequa ao cronograma estabelecido. A alteração também transfere para Cascavel, na mesma data, a 7ª etapa do TCR South America Banco BRB e 1ª etapa do TCR Brasil Banco BRB. Já o evento previsto para Cascavel, em sete de setembro, será realizado no Autódromo Velopark (RS).

A Vicar reafirma seu compromisso com a excelência técnica e a segurança de todos os envolvidos – pilotos, equipes e público. Esta decisão reflete a responsabilidade da empresa e das promotoras locais Speed Seven e DM Corporate em manter os padrões de qualidade que consolidaram a BRB Stock Car como uma das principais categorias do automobilismo mundial.

Incompatibilidade de calendários – Foram analisadas diversas alternativas para reagendamento da etapa em Belo Horizonte ainda em 2025. No entanto, a complexidade dos calendários tanto da BRB Stock Car Pro Series quanto do Estádio Mineirão, que possui uma agenda diversificada de eventos esportivos e culturais, impossibilitou encontrar uma data adequada que atendesse às necessidades técnicas e logísticas de ambas as partes.

A Vicar reforça o respeito e a confiança nas instituições e autoridades locais, assim como o reconhecimento do empenho de seus parceiros, que seguem trabalhando para que a capital mineira possa, em breve, receber novamente a principal categoria do automobilismo nacional. Belo Horizonte segue sendo uma das cidades estratégicas para o calendário da Stock Car, do TCR South America Banco BRB e também para impulsionar o automobilismo brasileiro”.

Posição do BH Stock Festival

Após a publicação da Vicar, o BH Stock Festival se pronunciou também por meio de nota. A organização do evento não trata a etapa como cancelada e promete que definirá uma nova data.

Além disso, o festival coloca outro motivo para a “alteração” no calendário: o pedido do Ministério Público Federal pela suspensão das vendas de ingressos. Veja a nota na íntegra:

“Com grande respeito e gratidão trazemos uma importante atualização sobre o BH Stock Festival.

Não obstante a quaisquer prejuízos ou evidências trazidas para as questões ambientais no fruto da realização do BH Stock Festival 2025 o Ministério Público Federal permanece pedindo a suspensão das vendas de ingressos no processo judicial movido.

Para organizar tudo da melhor forma e garantir o alinhamento com as autoridades envolvidas, iremos alterar a data do festival. Nosso compromisso é assegurar total segurança jurídica e proporcionar uma experiência inesquecível para todos os envolvidos: público, patrocinadores, parceiros, artistas e prestadores de serviço.

Além de sua importância cultural, o BH Stock Festival traz benefícios significativos para Belo Horizonte:

Impacto socioeconômico: Geração de empregos, renda e novos investimentos;

Estímulo à economia local: Atração de turistas e fortalecimento de negócios regionais;

Belo Horizonte como destino turístico: Consolidação da cidade como referência nacional e internacional;

Projeção global: Visibilidade internacional de Belo Horizonte, com transmissão ao vivo para 157 países, destacando o Mineirão e a Pampulha – patrimônio da UNESCO.

Estamos ajustando os últimos detalhes para anunciarmos as novas datas e garantir que o festival seja inesquecível. Agradecemos a confiança e pedimos que acompanhem nossas redes sociais para novidades incríveis”.

Posicionamento de Emanuel Júnior, organizador do BH Stock Festival

Em entrevista à Itatiaia, Emanuel Júnior, organizador do BH Stock Festival e diretor da DM Corporate, comentou a transferência da prova e explicou possíveis dúvidas. Confira o posicionamento.

“A gente pede a compreensão de todo público. Em função do adiamento do nosso festival, a Vicar não pode manter o calendário vivo de pontos corridos entre os pilotos com uma prova adiada. Ela tem que cancelar a prova, e o fez. Assim, transferiu a prova de BH para Cascavel”.

“O festival vai acontecer. Tivemos a prudência de adiar o festival em função de uma manifestação do Ministério Público Federal, que pede o cancelamento das vendas”.

“Para que a gente possa fazer esse evento da grandiosidade do ano passado - todo mundo teve a grata surpresa de um evento dessa magnitude em Belo Horizonte - precisamos de segurança jurídica, o que não temos em função dessa manifestação”.

“Por prudência, interrompemos as vendas. Vamos ao encontro do Ministério Público Federal para acharmos uma saída para que todos os patrocinadores, clientes que compraram ingressos tenham segurança jurídica”.

“Se a gente avança com essa organização nessa data prevista para agosto e, ali na frente, temos uma surpresa, o caos é maior. Por isso, tomamos essa decisão”.

“Hoje, o Sérgio Sette Câmara fez um avanço junto ao promotor federal, dr. Carlos Bruno. A conversa foi muito boa. A gente vai dar um ‘pit stop’, para logo em breve anunciar a nova data do BH Stock Festival”.

“Show de música, gastronomia, área kids e atrações diversas. E tem a corrida também. Inclusive, neste ano, com a programação da TCR, um campeonato sul-americano de fórmula turismo”.

“A estrela do BH Stock Festival é a corrida de carros. Não vamos trazer o festival sem essa grande atração. Logo, vamos encontrar, no calendário desse ano ou no início do ano que vem, provavelmente no início do ano que vem, uma nova data que abrigue todos esses componentes”.

“O campeonato iniciando no ano que vem, a prova acontece dentro do BH Stock Festival. Então não vale para essa edição. Vale para a edição do ano que vem”.

“Gostaria de explicar a todo o público que, em respeito a eles e aos patrocinadores que tomamos essa medida cautelar. Contudo, os ingressos ficam mantidos para a nova data do BH Stock Festival. Mas está assegurada o direito daquele que, por qualquer motivo, se sentir prejudicado, a devolução do ingresso”.

"É só entrar no site do Sympla. O direito de devolução dos ingressos está assegurado por nós”.

Portal de esportes da Itatiaia