Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Audiência pública na Câmara debate realização da prova da Stock Car em BH

Veradores à favor e contra a realização da etapa na capital mineira tiveram discussões acaloradas sobre a corrida marcada para o dia 18 de Agosto, na Pampulha

A realização de uma prova da Stock Car em Belo Horizonte foi tema de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores da capital mineira. Pessoas contrarias a prova, com restrições e defensores da corrida participaram da audiência.

Um dos defensores da corrida, o vereador Ciro Pereira (PRD), disse que a prova vai gerar emprego e trazer benefícios econômicos para capital mineira.

"É importante ressaltar que a vinda de uma corrida da Stock Car irá gerar mais de 2 mil empregos diretos, fora os indiretos. Um levantamento mostra que haverá 71% de ocupação da rede hoteleira de Belo Horizonte. Quantas famílias irão se beneficiar com isso? Quantos pais de família?”, indaga o vereador.

Leia também

“Belo Horizonte precisa ter eventos desse porte. Precisamos trazer mais eventos internacionais que levem o nome de nossa cidade para fora do país. E a Stock Car é transmitida para mais de 50 países. Além disso, o evento está sendo feito com toda a responsabilidade ambiental, e obedecendo todas as exigências do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM)”, complementa Ciro, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana.

A audiência pública foi convocada pelo vereador Wagner Ferreira (PDT). Ferreira afirma que a prefeitura precisa explicar melhor as contrapartidas que serão feitas na Pampulha.

“Está faltando as contrapartidas serem colocadas de forma mais clara, então, é preciso ouvir os moradores dos bairros no entorno do local, ouvir a UFMG e, sobretudo, ter fiscalização sobre o impacto ambiental que será causado com a supressão de árvores. Essa compensação é muito pouca perto do impacto que vai causar”, afirma o vereador.

Na semana passada, com ampla maioria, por 10 votos a 2, o Conselho de Meio Ambiente deu a primeira de uma série autorizações que serão necessárias para instalação da estrutura que será utilizada nos dias da prova.

O Comam autorizou o corte de 73 árvores no entorno do Gigante da Pampulha. Para respeitar os protocolos de segurança, a Prefeitura diz que as árvores vão precisar ser cortadas. Para compensar, o executivo promete plantar quase 500 árvores em BH.

A prefeitura afirma que como contrapartida será construído um sistema de tratamento acústico para evitar que os ruídos provocados pelos veículos não incomodem os moradores e os animais que ficam no Hospital Veterinário, que fica na região.

Além disso, a prefeitura diz ainda que a prova terá carbono neutro. Várias medidas serão implantadas para compensar os gases emitidos pelos veículos.

A prefeitura diz que vai cumprir todas as exigências feitas pelo Conselho e respeitar todas as normas para conseguir todas as licenças necessárias para a realização da prova. O executivo afirma que o evento será transmitido para 150 países e vai injetar 200 milhões na economia de BH apenas na edição de 2024. Em cinco anos, a prefeitura diz que a competição vai movimentar mais de 1 bilhão de reais em Belo Horizonte.

A prova está agendada para o dia 18 de Agosto.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. Em Belo Horizonte, teve passagens pelas rádios Alvorada, BandNews FM e CBN. No Grupo Bandeirantes de Comunicação, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Cobriu as tragédias ambientais da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Em 2023, venceu o Prêmio Nacional de Jornalismo CNT.
Formado em jornalismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atua na área desde 2010, com foco na cobertura esportiva. Entre os destaques da carreira, cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas e torneios de diversas modalidades esportivas. É editor da capa do Portal da Itatiaia.
Leia mais