Começa na sexta-feira (28) o Grande Prêmio do Catar de
A prova será realizada no Circuito Internacional de Lusail, localizado a 24 km da capital do país, Doha. A pista tem 5,4 km de extensão e 16 curvas. Ao todo, serão disputadas 57 voltas na corrida principal, que será realizada no domingo (30).
Vale destacar que a etapa também terá uma corrida sprint, que será disputada no sábado (29).
Em 2024, a pole position foi marcada por George Russell, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, foi o vencedor da corrida principal.
Expectativa de Gabriel Bortoleto para a etapa
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, revelou as expectativas para a etapa catari. O piloto vem de dois abandonos consecutivos nos GP’s do Brasil e de Las Vegas.
Apesar dos resultados recentes, Gabriel se mostrou confiante com uma “virada de chave” no GP do Catar.
“É bom voltar a um território familiar neste fim de semana, uma pista onde já corri antes e na qual tive alguns resultados fortes. Tive duas corridas desafiadoras no Brasil e em Vegas, então estou ansioso pela chance de resetar e voltar ao ritmo nas duas rodadas restantes da temporada”, disse.
O campeonato
Desclassificado do GP de Las Vegas, Lando Norris, da McLaren, tem 390 pontos - 24 a mais que Oscar Piastri, também da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull. Os pilotos ocupam os segundo e terceiro lugares.
Já no Mundial de Construtores, a disputa pelo segundo lugar segue acirrada. A Mercedes soma 431 pontos, 40 à frente da Red Bull - terceiro colocada do campeonato.
O que Norris precisa conquistar o Mundial de Pilotos
Para faturar título inédito na carreira, Norris precisa somar em Lusail dois pontos a mais que os adversários. Com isso, o piloto da McLaren sairia da etapa com vantagem de 26 pontos para Piastri e Verstappen e se sagraria campeão.
Há também a possibilidade de Lando conquistar a taça com 25 pontos de vantagem na liderança. Para isso, o britânico precisaria vencer a corrida principal. Desta maneira, o piloto pode ser alcançado em pontuação, mas asseguraria a conquista pelos critérios de desempate: vitórias e corridas encerradas no segundo lugar.
Outro cenário favorável a Norris seria uma vitória na sprint e um segundo lugar na corrida principal. Todavia, para o piloto do carro #4 se sagrar campeão, Piastri e Verstappen não poderiam triunfar na corrida de domingo.
Horários do Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1
Sexta-feira, 28 de novembro
- Treino livre: 10h30
- Classificação para corrida sprint: 14h30
Sábado, 29 de novembro
- Corrida sprint: 11h
- Classificação para corrida principal: 15h
Domingo, 30 de novembro
- Corrida principal: 13h
*Horário de Brasília
Onde assistir
- TV aberta: Band (classificação para corrida principal e corrida principal)
- TV por assinatura: BandSports (Treino livre, classificações e corrida sprint)
- Streaming: F1 TV e BandPlay (Treino livre, classificações e corridas sprint e principal)