A medida segue determinação do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 em 2025, no qual cada equipe deve ceder seus respectivos carros para jovens pilotos em quatro oportunidades.
Além de Dunne, Pato O’Ward guiará pela McLaren no TL1 do Grande Prêmio do México, em outubro. A escuderia revelou que em breve anunciará quais pilotos disputarão as outras duas sessões de treinos livres durante a temporada.
Quem é Alex Dunne
Alex Dunne, de 19 anos, é um piloto da Programa de Desenvolvimento da McLaren desde 2024.
O jovem iniciou sua trajetória no automobilismo aos oito anos, no kart. Em 2019, conquistou o título da WSK Champions Cup na categoria OKJ. Este foi o primeiro campeonato vencido por Dunne na carreira.
Na temporada 2021, Alex estreou em monopostos no Campeonato Espanhol de Fórmula 4 de maneira impactante. Logo na prova de estreia, conquistou a pole position e terminou a corrida no pódio.
Adiante, na temporada 2022, Dunne disputou os Campeonatos Britânico, dos Emirados Árabes Unidos e da Itália de Fórmula 4, no qual se sagrou campeão do Campeonato Britânico de F4. No ano seguinte, faturou o vice-campeonato do Campeonato GB3.
Em 2024, foi anunciado pela McLaren como integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe enquanto disputava a Fórmula 3, pela equipe MP Motorsport. O irlandês terminou o campeonato no 14º lugar, com 50 pontos.
No mesmo ano, foi anunciado como piloto da Rodin Motorsport para a disputa do Campeonato de Fórmula 2 em 2025.
Atualmente, Dunne lidera o campeonato com 87 pontos, três a mais que o segundo colocado, Richard Verschoor.
Dunne empolgado com oportunidade
O piloto irlandês disse estar ansioso para guiar pela McLaren e revelou como tem sido a preparação para a etapa da Áustria.
“É uma oportunidade incrível poder pilotar durante o TL1 na Áustria. Estou realmente ansioso para dar algumas voltas ao volante do MCL39 e ajudar a equipe com a preparação para o fim de semana de corrida que se aproxima”, iniciou.
“Tenho me preparado bem para as sessões, participando dos testes de carros anteriores no MCL60 e passando um tempo no simulador, o que tem sido uma experiência de aprendizado fantástica. Agradeço ao Zak (Brown), ao Andrea (Stella) e ao Alessandro (Bravi) pela confiança depositada em mim. É um grande passo no meu desenvolvimento com o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, e estou muito animado para me juntar à equipe na pista”, concluiu Dunne.
Programação do GP da Áustria
Sexta-feira, 27 de junho
- Treino livre 1: 8h30
- Treino livre 2: 12h
Sábado, 28 de junho
- Treino livre 3: 7h30
- Classificação: 11h
Domingo, 29 de junho
- Corrida: 10h
Horário de Brasília