Ouvindo...

Fórmula 1: o que Max Verstappen precisa para conquistar o Mundial de Pilotos

Holandês venceu três dos últimos quatro Grandes Prêmios e acirrou disputa pelo campeonato

Max Verstappen, piloto da Red Bull na Fórmula 1

Max Verstappen, piloto da Red Bull, segue vivo na disputa pelo Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Um pentacampeonato, que parecia inalcançável quatro etapas atrás, agora soa como real.

Há pouco menos de 50 dias, antes do GP da Itália, o holandês estava a 104 pontos de distância do líder da competição, Oscar Piastri, da McLaren. No entanto, após vencer três das quatro provas seguintes, a diferença caiu para 40.

Atualmente, Verstappen ocupa o terceiro lugar do campeonato, com 306 pontos. Piastri lidera com 346, e Lando Norris, também da McLaren, é o segundo colocado, com 332.

Com somente cinco Grandes Prêmios restantes para o fim do campeonato, a Itatiaia lista o que Max precisa para conquista o quinto título de pilotos da carreira.

O que Max Verstappen precisa para conquistar o Mundial de Pilotos

Um piloto pode conquistar até 25 pontos em um fim de semana de Fórmula 1, caso vença a corrida principal de cada etapa. Desta forma, o máximo possível seria 125 pontos, uma vez que ainda restam cinco provas a serem realizadas. Com isso, Verstappen poderia chegar a, no máximo, 431 pontos.

No entanto, duas das provas seguintes (GP de São Paulo e GP do Catar) contarão com a realização de corridas sprint. Como o vencedor de cada prova curta fatura oito pontos, somam-se mais 16 tentos ao máximo a ser alcançado.

Assim, caso Verstappen triunfe em todas as provas de agora em diante, ele poderá somar 141 pontos - o que lhe levaria aos 447 pontos no campeonato.

No entanto, o holandês não necessita apenas de si para realizar o feito. Isto porque, caso Oscar Piastri termine todas as provas que Verstappen possa vencer como segundo colocado, o australiano alcançaria os 450 pontos.

Vale destacar que o segundo colocado, nas corridas principais da Fórmula 1, soma 18 pontos - sete a menos que o vencedor. Já na sprint, o segundo lugar fatura sete.

Leia também

Desta maneira, o foco de Max, além de “secar” Piastri e Norris, está na constância. O holandês precisará descontar uma desvantagem de oito pontos por prova do líder do campeonato para igualar a pontuação. Se a média for exatamente esta, ambos terminariam o Mundial de Pilotos empatados.

Com isso, a definição do título seria por meio do número de vitórias. Atualmente, Oscar soma sete triunfos, enquanto Max tem cinco. Caso Verstappen termine o campeonato com mais triunfos que o piloto da McLaren, o Mundial de Pilotos fica com o holandês.

Média de pontos nas últimas provas animam Verstappen

Quando analisadas as últimas cinco provas, Max descontou, na média, 11,4 pontos de Oscar, e 12,4 de Lando Norris. Caso mantenha o padrão, Max conquistará o pentacampeonato.

Próxima etapa

Max Verstappen e os demais pilotos da Fórmula 1 voltam às pistas nesta sexta-feira (24) para iniciar a disputa do GP do México. A primeira sessão da etapa será às 15h30 (de Brasília).

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.