Max Verstappen, piloto da Red Bull, segue vivo na disputa pelo Mundial de Pilotos da
Há pouco menos de 50 dias, antes do GP da Itália, o holandês estava a 104 pontos de distância do líder da competição, Oscar Piastri, da McLaren. No entanto, após vencer três das quatro provas seguintes, a diferença caiu para 40.
Atualmente, Verstappen ocupa o terceiro lugar do campeonato, com 306 pontos. Piastri lidera com 346, e Lando Norris, também da McLaren, é o segundo colocado, com 332.
Com somente cinco Grandes Prêmios restantes para o fim do campeonato, a Itatiaia lista o que Max precisa para conquista o quinto título de pilotos da carreira.
O que Max Verstappen precisa para conquistar o Mundial de Pilotos
Um piloto pode conquistar até 25 pontos em um fim de semana de Fórmula 1, caso vença a corrida principal de cada etapa. Desta forma, o máximo possível seria 125 pontos, uma vez que ainda restam cinco provas a serem realizadas. Com isso, Verstappen poderia chegar a, no máximo, 431 pontos.
No entanto, duas das provas seguintes (GP de São Paulo e GP do Catar) contarão com a realização de corridas sprint. Como o vencedor de cada prova curta fatura oito pontos, somam-se mais 16 tentos ao máximo a ser alcançado.
Assim, caso Verstappen triunfe em todas as provas de agora em diante, ele poderá somar 141 pontos - o que lhe levaria aos 447 pontos no campeonato.
No entanto, o holandês não necessita apenas de si para realizar o feito. Isto porque, caso Oscar Piastri termine todas as provas que Verstappen possa vencer como segundo colocado, o australiano alcançaria os 450 pontos.
Vale destacar que o segundo colocado, nas corridas principais da Fórmula 1, soma 18 pontos - sete a menos que o vencedor. Já na sprint, o segundo lugar fatura sete.
Desta maneira, o foco de Max, além de “secar” Piastri e Norris, está na constância. O holandês precisará descontar uma desvantagem de oito pontos por prova do líder do campeonato para igualar a pontuação. Se a média for exatamente esta, ambos terminariam o Mundial de Pilotos empatados.
Com isso, a definição do título seria por meio do número de vitórias. Atualmente, Oscar soma sete triunfos, enquanto Max tem cinco. Caso Verstappen termine o campeonato com mais triunfos que o piloto da McLaren, o Mundial de Pilotos fica com o holandês.
Média de pontos nas últimas provas animam Verstappen
Quando analisadas as últimas cinco provas, Max descontou, na média, 11,4 pontos de Oscar, e 12,4 de Lando Norris. Caso mantenha o padrão, Max conquistará o pentacampeonato.
Próxima etapa
Max Verstappen e os demais pilotos da Fórmula 1 voltam às pistas nesta sexta-feira (24) para iniciar a disputa do GP do México. A primeira sessão da etapa será às 15h30 (de Brasília).