Começa nesta sexta-feira (24) o Grande Prêmio do México de
A prova será realizada no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. A pista tem 4,3 quilômetros de extensão e 17 curvas. Ao todo, serão disputadas 71 voltas na corrida principal de domingo (26).
Esta será a 25ª vez que o circuito mexicano recebe uma prova da principal categoria do automobilismo mundial.
Max Verstappen, da Red Bull, é o piloto com mais vitórias no circuito, com cinco triunfos. Já o ex-piloto Jim Clark é o líder no quesito pole position - com quatro largadas na primeira posição.
Em 2024, Carlos Sainz, então piloto da Ferrari e atualmente na Williams, dominou a etapa ao marcar a pole position e vencer a prova.
Gabriel Bortoleto revela objetivos para temporada
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, revelou objetivos para a temporada. O piloto disse estar ansioso para a etapa em solo mexicano e destacou a história da categoria no circuito.
“Estou ansioso para correr no México neste fim de semana. Ouvi muito sobre a atmosfera e a energia dos fãs, e é empolgante finalmente vivenciar isso pessoalmente. É também um circuito que carrega muita história: mesmo que o setor final tenha mudado bastante, ainda é a pista onde alguns dos principais nomes da Fórmula 1 competiram ao longo dos anos”, disse.
Adiante, Bortoleto relembrou os resultados ruins no GP dos Estados Unidos e projetou melhora nesta etapa. O brasileiro também comemorou a não realização de corrida sprint no México.
“Depois de um fim de semana difícil em Austin, quero deixar tudo isso para trás e focar em fazer um progresso constante. A pontuação do Nico mostrou o que podemos alcançar com o nosso carro, e também estou ansioso para voltar a esse nível”, iniciou Gabriel.
“Com três sessões de treinos neste fim de semana, teremos a oportunidade de aprender e melhorar a cada sessão, e estou determinado a aproveitar ao máximo meu tempo de pista, buscando uma performance sólida”, encerrou o piloto da Sauber.
Pilotos novatos na etapa
Ao todo, nove das dez equipes terão pilotos reservas em ação durante o treino livre 1 (TL1) do GP do Japão. Somente a Sauber não terá mudança na dupla.
Novatos em ação no TL1 do GP do México
- Pato O’Ward (McLaren) - na vaga de Lando Norris
- Frederik Vesti (Mercedes) - na vaga de George Russell
- Antônio Fuoco (Ferrari) - na vaga de Lewis Hamilton
- Arvid Lindblad (Red Bull) - na vaga de Max Verstappen
- Luke Browning (Williams) - na vaga de Carlos Sainz
- Jak Crowford (Aston Martin) - na vaga de Lance Stroll
- Ryo Hirakawa (Haas) - na vaga de Oliver Bearman
- Ayumu Iwasa (RB) - na vaga de Liam Lawson
- Paul Aron (Alpine) - na vaga de Pierre Gasly
Sainz punido
O espanhol Carlos Sainz, da Williams, terá que cumprir punição de cinco posições no grid de largada por ter se envolvido em acidente com Kimi Antonelli, da Mercedes, no GP dos Estados Unidos.
O campeonato
Vencedor de três das últimas quatro provas principais da Fórmula 1 na temporada, Max Verstappen “pôs fogo” na disputa pelo Mundial de Pilotos. O atual tetracampeão mundial soma 306 pontos - 40 a menos que o líder do campeonato, Oscar Piastri, e 26 a menos que o vice-líder, Lando Norris.
O holandês ainda não depende só de si para faturar o pentacampeonato consecutivo e precisa tirar ao menos oito pontos de desvantagem de Piastri por etapa.
Horários e onde assistir ao Grande Prêmio do México de Fórmula 1
Sexta-feira, 24 de outubro
- Treino livre 1: 15h30
- Treino livre 2: 19h
Sábado, 25 de outubro
- Treino livre 3: 14h30
- Classificação: 18h
Domingo, 26 de outubro
- Corrida: 17h
*Horário de Brasília
Onde assistir
- TV aberta: Band (Classificação e corrida)
- TV por assinatura (Treinos livres e classificação)
- Streaming: BandPlay (Treinos livres, classificação e corrida)