Conselheiro e voz importante nos bastidores da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko criticou Gabriel Bortoleto e apontou o brasileiro como “piloto sem velocidade pura”. A declaração foi dada em entrevista ao canal Servus TV, da Áustria.
Perguntado sobre o que espera de cada um dos novatos da categoria, o dirigente apontou Bortoleto como um “piloto B”.
A classificação dos estreantes era feita em “categoria A”, que classificava o piloto como futura estrela da F1, “categoria B”, em que o piloto somente se “manteria na ativa”, e “categoria C”, na qual o piloto teria dificuldades em se manter na categoria.
“Eu o classificaria (Bortoleto) como um ‘piloto B”, afirmou. “Ele é um piloto muito inteligente. Foi campeão da Fórmula 3, mas com somente uma vitória. Ele tende a se manter longe de problemas”, iniciou.
“Na Fórmula 2, ele teve somente duas vitórias. É um piloto que ‘leva o carro para casa’ (sem acidentes), tem um sólido domínio da estratégia e do gerenciamento de pneus, mas não vejo essa velocidade pura nele”, concluiu.
Antonelli como estrela
Adiante, Marko comentou sobre Kimi Antonelli, joia da Mercedes que chega à escuderia para substituir Lewis Hamilton. O “mandachuva” da Red Bull destacou o potencial do piloto de 18 anos, mas afirmou que o italiano sente a pressão da Fórmula 1.
“(Antonelli é) claramente um ‘piloto A’, embora esteja sob imensa pressão. Seu desempenho impressiona. Ele já fez cerca de 10 mil quilômetros de teste, mas também sofreu dois acidentes graves. É possível ver a pressão que o afeta”, afirmou.
Helmut foi além e afirmou que Toto Wolff, CEO e Team Principal da Mercedes, busca replicar o sucesso de Max Verstappen, da Red Bull, na equipe alemã.
"É claro que Toto Wolff quer repetir a história de Verstappen na Mercedes. Contudo, entrar diretamente em uma equipe de ponta será um grande desafio. Mas em termos de potencial, Antonelli é definitivamente um ‘piloto A”, disse.
Estreia da temporada 2025
A temporada 2025 da Fórmula 1 irá começar no dia 14 de março, com o GP da Austrália. Ao todo, serão disputadas 24 etapas ao longo do ano. O Brasil receberá uma prova da categoria, entre os dias 7 e 9 de novembro, no Circuito de Interlagos, em São Paulo.