Com bastidores movimentados, começa nesta sexta-feira (3), a sexta etapa da Fórmula 1 em 2024. O GP de Miami, nos Estados Unidos, é o primeiro de três eventos a serem realizados no país nesta temporada.
A corrida será disputada no Circuito Internacional de Miami, que tem 5,412 quilômetros de extensão, com 19 curvas. Serão dadas 57 voltas na pista de rua que fica ao redor do Hard Rock Stadium.
Na última temporada, Max Verstappen, da Red Bull, ganhou a prova disputada no país norte-americano, assim como em 2022, e é o maior vencedor da história do circuito.
- Ayrton Senna: veja filmes, séries e documentários que lembram carreira do tricampeão
- Ayrton Senna: relembre todos os títulos do piloto na Fórmula 1
- Após 30 anos, médico explica o que de fato provocou a morte de Ayrton Senna em Ímola
A temporada
Líder do campeonato com 110 pontos, Max Verstappen, chega ao GP novamente como favorito à vitória. Com quatro vitórias em cinco provas, o holandês tem a números históricos na categoria. Aos 26 anos, Verstappen já é o 3º piloto com mais vitórias na Fórmula 1, à frente de nomes como Ayrton Senna, Sebastian Vettel e Alain Prost. O piloto possui 58 vitórias em 190 corridas disputadas.
O vice-líder do Mundial de Construtores é Sergio Pérez, também da Red Bull, com 85 pontos conquistados. O mexicano faz temporada consistente e vem afastando a desconfiança da equipe em seu trabalho. Na atual temporada, Pérez chegou ao pódio em quatro de cinco provas.
O “piloto sensação” de 2024, Carlos Sainz, da Ferrari, vive seus últimos momentos guiando pela escuderia italiana. Isso porque ele dará lugar a Lewis Hamilton, atualmente na Mercedes. O piloto britânico acertou com a Ferrari para a próxima temporada.
Bastidores movimentados
Os bastidores do “circo da Fórmula 1” têm sido bastante movimentados nos últimos dias. Após os rumores de que Adrian Newey, projetista da Red Bull, poderia deixar a equipe, a própria escuderia austríaca confirmou nesta semana a saída do profissional. O projetista deixa a equipe no início de 2025.
Na equipe desde 2006, Newey deixa o time insatisfeito pela repercussão do caso de assédio envolvendo Christian Horner e uma funcionária da Red Bull.
Pela equipe, o projetista conquistou 7 Mundiais de Pilotos, 6 Mundiais de Construtores, além de 118 vitórias e 101 poles.
Especula-se que Adrian Newey possa integrar o projeto da Ferrari, se não em 2025, mas em 2026, quando haverá mudanças no regulamento da categoria. A escuderia italiana planeja fazer um grande investimento para voltar a conquistar o Mundial de Construtores, algo que não acontece desde 2008.
Novas pinturas
Além dos bastidores movimentados, o GP de Miami contará com duas equipes de visual novo. A Ferrari “abandonou” o tradicional carro completamente vermelho e adicionou detalhes em azul na pintura do SF24. Veja abaixo:
A mudança na pintura da equipe italiana é provisória, e será utilizada apenas nesta etapa. A alteração é uma homenagem ao aniversário de 70 anos da empresa italiana no mercado estadunidense.
Outra equipe que mudou a pintura especialmente para a prova de Miami foi a RB Visa Cash App, equipe de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. Além das tradicionais cores da equipe, azul, vermelho e branco, o carro terá detalhes em rosa, laranja e amarelo. Veja abaixo:
O objetivo da RB é atrair o público jovem para apoiar a equipe.
Programação
O GP de Miami começa a ser disputado na tarde desta sexta-feira (3), e segue até a disputa da corrida principal, no domingo (5). Veja a programação abaixo:
- Sexta-feira: Treino Livre 1, às 13h30 (de Brasília), e classificação para a corrida sprint, às 17h30 (de Brasília);
- Sábado: corrida sprint, às 13h (de Brasília), e classificação para a corrida principal, às 17h (de Brasília);
- Domingo: GP de Miami, às 17h (de Brasília).
Onde assistir
O treino livre e o treino classificatório para a corrida sprint serão transmitidos pelo canal de TV fechada, BandSports, e pela plataforma de streaming, BandPlay.
Já a corrida sprint, a classificação para a corrida principal e o GP de Miami terão a transmissão do canal de TV aberta, Band, pelo canal de TV fechada, BandSports, e pela plataforma de streaming, BandPlay.