Ídolo do
Luiz Henrique foi contratado a “preço de ouro” pelo Zenit em janeiro. O clube russo desembolsou 33 milhões de euros (cerca de R$ 206 milhões na cotação da época), de acordo com a imprensa russa, para contratar o brasileiro, que está em sua segunda passagem pela Europa.
Temporada de estreia no Zenit
No Campeonato Russo, Luiz Henrique tem nove jogos, sendo todos como titular, e já marcou dois gols e deu duas assistências. Na Copa da Rússia, o brasileiro fez três partidas, sendo dois entre os 11 iniciais.
O atacante foi barrado do time titular por Semak para a partida contra o CSKA no dia 14 de maio, pelas semifinais da Copa da Rússia. Ele entrou no primeiro minuto do segundo tempo, no lugar de Ilzat Akhmetov, mas não evitou a eliminação do Zenit nas cobranças de pênaltis.
Após um empate em 2 a 2 no tempo normal, o confronto entre Zenit e CSKA caminhou para a disputa de pênaltis. Luiz Henrique converteu uma penalidade, mas sua equipe foi eliminada com o placar de 4 a 3.
Agora, o Zenit tenta vencer o título do Campeonato Russo. Para isso, o time de Luiz Henrique, segundo colocado, com 60 pontos, terá que ultrapassar o líder Krasnodar, que tem 61, restando duas rodadas para o fim da competição.
Trajetória de Luiz Henrique
Revelado pelo Fluminense, Luiz Henrique se transferiu para o Real Betis, da Espanha, em 2022. Foram quatro gols e 10 assistências em 64 jogos pelo time espanhol.
O atacante foi contratado pelo Botafogo em fevereiro de 2024 e fez história com a camisa alvinegra. Ele foi protagonista do ano mais vitorioso do clube, com 12 gols e seis assistências em 55 partidas, e conquistando Campeonato Brasileiro e
Em entrevista ao Lance! no dia 14 de maio, Luiz Henrique manifestou seu desejo de retornar ao clube carioca.
“Claro (pensa em voltar ao Botafogo), penso sim. Só que agora eu estou aqui, estou na Rússia. Tenho contrato aqui ainda. Mas, futuramente, se Deus quiser, eu posso voltar um dia”, afirmou o jogador.