Ali Bilal, também conhecido como Fakir Mohammad, é um dos favoritos ao título da categoria Men’s physique no Mr. Olympia. O atleta é do Afeganistão e surpreendeu o mundo ao vencer Diogo Montenegro no Arnold Classic Ohio neste ano.
O o maior evento de fisiculturismo do mundo ocorrerá a partir desta sexta-feira (10), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A carreira de Ali Bilal
Ele começou sua carreira em 2018 e rapidamente ganhou notoriedade em torneios europeus, conquistando o terceiro lugar no Campeonato Europeu no mesmo ano. Em 2019, Bilal venceu na categoria Men’s Physique no President Santonja Cup.
Após um segundo lugar no Mr. Olympia de 2024, onde perdeu para Ryan Terry, do Reino Unido, Bilal se firmou como um dos favoritos ao título deste ano, especialmente após vencer o Arnold Classic Ohio, ao deixar para trás o brasileiro sempre favorito Diogo Montenegro.
Polêmica com Arnold Schwarzenegger
Recentemente, Bilal gerou polêmica ao criticar Arnold Schwarzenegger, um ícone do bodybuilding e astro de hollywood.
Após vencer a competição chancelada pelo ex-governador da Califórnia, ele afirmou que não participaria mais de competições após se sentir desvalorizado.
A razão seria comentários feitos por Schwarzenegger sobre a categoria Men’s Physique, especificamente a questão do uso de bermudas.
Categoria Men’s physique
A categoria Men’s physique é uma das três existentes no fisiculturismo profissional masculino. Sendo elas: Open, que não tem limite de peso, Classic, que tem limite de peso e Mens, que também dispõe de limite.
No caso desta modalidade, os atletas se apresentam em duas poses obrigatórias, de frente e de costas, com o intuito de ser uma categoria de entrada para o esporte. Diferentemente das outras duas, os fisiculturistas da mens não se apresentam de sunga, mas sim de bermuda, atribuindo assim mais importância para o troco do que para as pernas.