Maior fenômeno recente do fisiculturismo, Chris Bumstead nunca foi Mr. Olympia, apesar de ter conquistado cinco títulos no maior evento da modalidade. O canadense de 31 anos anunciou sua aposentadoria da categoria Classic Physique em 2024, após seu quinto campeonato. Neste ano, no evento que ocorrerá a partir da sexta-feira (10), o brasileiro Ramon Dino é o principal favorito a herdar o trono do CBum.
Embora Bumstead tenha sido campeão na sua categoria, o “verdadeiro” Mr. Olympia é o vencedor da categoria Open, que não possui limite de peso. No ano passado, o campeão foi o britânico Samson Dauda.
A categoria em que CBum se destacou foi incorporada ao evento em 2016. Antes disso, apenas as categorias Open e 202 existiam, sendo esta última posteriormente renomeada para 212 lbs.
Entenda a diferença das categorias no Mr. Olympia
Open Bodybuilding (Mr. Olympia)
É a principal categoria da competição e é conhecida por atrair grandes nomes do fisiculturismo, como o ator Arnold Schwarzenegger. É a modalidade mais antiga e foi a única, até 2012.
O open Bodybuilding não tem limite de peso, portanto, é a categoria onde estão os atletas mais musculosos.
Nela, os juízes avaliam simetria, proporção, volume muscular, definição e a apresentação e presença de palco.
Classic Physique
Introduzida ao Mr. Olympia em 2016, a Classic Physique avalia atletas com uma estética baseada na harmonia e simetria clássica, inspirada nos primeiros atletas de fisiculturismo nas décadas de 1970 e 1980.
O limite de peso é definido individualmente de acordo com a altura dos atletas. A apresentação de poses também é um critério de avaliação.
O brasileiro Ramon Dino é um dos principais nomes na disputa dessa categoria.
212
Nesta categoria, os participantes têm que pesar no máximo 212 libras (96 quilos). A avaliação é focada na densidade muscular, simetria e definição, além da apresentação no palco.
Men’s Physique
A Men’s Physique é focada em um físico atlético e saudável em formato de V - com ombros mais largos e cintura mais fina. Os juízes avaliam simetria, proporção e apresentação.Ao contrário de outras categorias, a definição muscular extrema não é tão valorizada, mas sim a proporcionalidade.
Wheelchair
Categoria para atletas que utilizam cadeiras de rodas. Os critérios avaliados são a simetria, proporção e desenvolvimento dos músculos superiores do corpo.