Jovens de escola de BH representarão Minas Gerais em Pré-Mundial Estudantil de Handebol

Responsável por projeto na Escola Estadual Sagrada Família II concedeu entrevista à Itatiaia

Alunos da E.E. Sagrada Família II representarão MG em Pré-Mundial Estudantil de Handebol

Minas Gerais será representada pela Escola Estadual Sagrada Família II nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) 2026, que serão disputados entre os dias 21 e 27 de fevereiro, em Aracaju-SE. O campeonato serve como um Pré-Mundial Estudantil de Handebol.

Os jovens da escola da Região Leste de Belo Horizonte garantiram vaga na competição após conquistarem o título do Campeonato Mineiro Metropolitano Escolar Masculino de Handebol Sub-17 em 2025. O torneio é organizado pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Na grande decisão, o “Sagradinha” venceu o Colégio Santo Agostinho - Nova Lima, por 38 a 24.

Caso conquistem o título do JEBS, os jovens garantirão vaga no Mundial da categoria, que será disputado em Skopje, na Macedonia do Norte, entre os dias 20 e 29 de abril.

Em entrevista à Itatiaia, Gracielle Bravos, presidente da Associação Esportiva Bravos Sports - responsável pelo projeto do handebol na Escola Estadual Sagrada Família II e técnica do time - explicou como é o trabalho junto aos alunos do colégio.

A iniciativa chamada “Projeto Bravos Escolar - E. E. Sagrada Família II” atende aos estudantes de maneira gratuita no horário pós-aula.

Gracielle destacou a importância dos esportes na vida dos jovens e ressaltou a motivação para que o projeto siga na ativa.

“Todos nós temos a ideia do poder transformador que o esporte tem na vida do adolescente. Hoje, o único motivo deste projeto existir é em relação a isso. São crianças de escola pública, e a gente tem a ideia de transformar a vida delas através do esporte e oferecer mais oportunidades”, disse.

Já Davi Duarte, jogador da equipe, conversou com a reportagem e falou sobre a expectativa de vencer o JEBS para se classificar ao Mundial.

“Estou bem animado em disputar o JEBS. Eu nem acredito que estamos a um passo de disputar o Mundial na Macedônia. Além disso, estou feliz em representar minha escola e meu Estado. O esporte é muito importante para mim, porque preza por disciplina e trabalho em equipe, que são valores que eu prezo muito”, disse.

“A gente treinou bastante, foram vários anos de empenho e, agora, estamos colhendo os frutos deste trabalho. Já estou feliz com a oportunidade de disputar o campeonato, mas confesso que se vencermos, vai ser um sonho ir para a Macedônia para disputar o Mundial”, concluiu Davi.

Leia também

Caminho até o JEBS e expectativas para o torneio

Na sequência, a responsável pela atividade também comentou sobre o caminho da equipe até o JEBS e revelou as expectativas para o torneio.

“O caminho até o JEBS foi conquistado trabalho e muita dedicação. Os participantes do projeto treinam toda semana, participam de campeonatos. Eles tiveram ótimos resultados em 2025. E eles também foram campeões do Campeonato Mineiro Metropolitano da FEEMG, o que deu a eles a vaga no JEBS”, iniciou.

“Estão sendo dias de muita ansiedade. A experiência de jogar um Pré-Mundial é indescritível, mas estamos confiantes e esperamos buscar o melhor resultado. Estamos buscando, sim, ser campeões. Independente do que acontecer, a gente está super feliz de participar desta competição e muito agradecidos tanto à FEEMG, quanto à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE)”, acrescentou.

Apoio da escola ao projeto

Adiante, Gracielle explicou como a Escola Estadual Sagrada Família apoia o projeto e apontou para auxílios de terceiros em determinados momentos.

“A escola ajuda dentro do possível, porque as verbas públicas têm alguns pontos que barram isso. Hoje, o projeto é mantido pela Bravos Sports, por recursos próprios, e os alunos treinam de forma gratuita. Normalmente, tem alguns pais (de alunos), de outros colégios, que apoiam, alguns conhecidos e amigos, que apoiam o projeto”, começou.

‘No modelo deste campeonato, por exemplo, a gente fez um kit, para que os alunos possam ir uniformizados e agasalhados para a viagem. Alguns pais, de outros colégios e não do nosso, ajudaram patrocinando este kit”, complementou Graciele.

Por fim, a responsável afirmou que o programa “é uma missão de vida” e destacou que um dos objetivos é a “formação humana”.

“Para mim, este projeto é uma missão de vida. Venho de um projeto social, e eu tenho noção do quanto isso pode mudar a nossa vida. Hoje, eu espero, que não só os resultados esportivos, mas os resultados de formação humana sejam alcançados por este projeto e que o projeto cresça cada dia mais”, concluiu.

‘Sagradinha’ no JEBS

A equipe está no Grupo B da competição, ao lado de representantes de Rondônia e do Amazonas. O “Sagradinha” estreia no JEBS na segunda-feira (23), às 16h30 (de Brasília), quando enfrenta a Escola Estadual Danilo de Mattos Areosa, que representa o Amazonas.

Já o segundo jogo do time mineiro no torneio será contra a E.E.E.F.M Maria de Abreu Bianco, que representa Rondônia. A partida será realizada na terça-feira (24), às 10h30.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...