Ouvindo...

Circuito Mundial de Surfe: três brasileiros avançam às quartas de final em Saquarema

Yago Dora, Italo Ferreira e Miguel Pupo se classificaram no mata-mata da etapa do Rio de Janeiro

Brasileiro Ítalo Ferreira avançou às quartas de final da etapa de Saquarema

Principais brasileiros na disputa por vaga no Finals do Circuito Mundial de Surfe, Yago Dora e Italo Ferreira se garantiram, nesta quinta-feira (26), nas quartas do Vivo Rio Pró, etapa nacional realizada em Saquarema. Além da dupla, em segundo e quarto, respectivamente, Miguel Pupo também se garantiu entre os oito melhores (é o 11º no geral).

As oitavas começaram já com Yago Dora, segundo colocado no geral antes de a etapa começar, na água - ele tinha vindo da repescagem com a maior nota do dia, um 15,50 sobre o compatriota Peterson Crisanto, que fez somente 8,93. E o primeiro representante verde e amarelo não decepcionou. Com uma incrível onda para 8,50 pontos - terminou a manobra celebrando bastante -, superou o mexicano Alan Cleland com 12,33 a 11,50 no total.

Logo depois, na bateria 2, foi a vez de um gigante confronto brasileiro e com Miguel Pupo virando diante de Filipe Toledo, o Filipinho, na última onda, avançando às quartas com 10,83 a 10,67. A confirmação da vitória veio quando ambos já estavam fora do mar e foi anunciado um 4,83 suficientes para o triunfo.

Depois de liderar boa parte do Circuito Mundial, Italo caiu para a quarta posição. Mas espera crescer na disputa no Rio e se garantiu nas quartas com gigante vitória sobre o norte-americano Crosby Colapinto, na qual conseguiu pegar uma maravilhosa onda, com direito a aéreo, e cravou impressionantes 9,33, maior nota das oitavas. Saiu pedindo 10 com as mãos. A vaga, de virada, veio com 14,33 da 13,30.

O Brasil já tem um representante garantido nas semifinais, já que Dora e Miguel Pupo vão se enfrentar nas quartas, e quem avançar encara o ganhador do duelo norte-americano entre Cole Houshmand (derrubou o japonês Kanoa Igarashi com 9,84 e 8,50) e Jake Marshall (bateu o australiano Jack Robinson, com 13,00 a 10,50).

Do outro lado da chave, o líder do Circuito Mundial, o sul-africano Jordy Smith (fez 10,83 a 9,83 sobre o havaiano Seth Moniz), terá o norte-americano Griffin Colapinto (anotou 13,87 a 12,80 no italiano Leonardo Fioravanti) pela frente.

Quem passar pode cruzar com Italo Ferreira, que terá nas quartas um duro embate com o australiano Ethan Ewing, vencedor do duelo com o compatriota Joel Vaughan por 12,63 a 11,14, e seu principal perseguidor na classificação (são quarto e quinto colocados).

Brasileiros eliminados

Antes de as oitavas começarem no Vivo Rio Pró, cinco brasileiros precisaram passar pela rodada eliminatória - a repescagem para quem ficou em segundo na bateria de abertura. E apenas Dora conseguiu avançar, deixando Crisanto pelo caminho. João Chianca, o Chumbinho, Alejo Muniz e Gabriel Kaussner também acabaram eliminados.

Primeiro no mar, Kaussner não segurou o favorito Jordy Smith, perdendo por 11,33 a 8,67. Na bateria 5, Alejo até anotou a maior nota em uma onda, com um 7,00, mas no geral, acabou superado pelo japonês Kanoa Igarashi (terceiro na temporada), com 11,73 a 9,67. Por fim, Chumbinho parou no forte norte-americano Griffin Colapinto, com 9,20 a 8,37.

Leia também

Portal de esportes da Itatiaia