UFC surpreende e demite lutador brasileiro ex-top 5 após derrotas frustrantes

Atleta baiano já foi um dos melhores da divisão peso-pesado do Ultimate

Jailton Malhadinho recebe joelhada de Kuniev, no UFC

O UFC decidiu encerrar o contrato de Jailton “Malhadinho” Almeida após duas derrotas consecutivas na divisão dos pesos-pesados, segundo informação publicada pelo jornalista Laerte Viana. A decisão surpreendeu parte da comunidade do MMA, sobretudo pelo cartel do baiano no Ultimate, que era de oito vitórias e apenas três derrotas.

A derrota mais recente aconteceu na madrugada do último domingo (8), no UFC Vegas 113, nos Estados Unidos, quando Malhadinho foi superado na decisão unânime pelo russo Rizvan Kuniev.

No combate, o brasileiro não conseguiu impor seu jogo de quedas, um dos seus principais trunfos, e acabou ficando atrás nos pontos.

Este foi o segundo revés seguido do baiano, que vinha de derrota para o veterano Alexander Volkov. Os resultado o tiraram da briga pelo top 5 da categoria e o deixou no top 8 do ranking na última atualização.

A sequência de resultados abaixo do esperado levou o UFC a optar pela rescisão contratual do atleta de 34 anos, que chegou à organização após se destacar no Dana White’s Contender Series na divisão até 93 kg. Após duas vitórias no Contender Series, ele fez sua estreia no peso-pesado, onde chegou a se firmar entre os melhores do mundo.

Ao todo, no peso-pesado do Ultimate, Malhadinho disputou 10 lutas, com sete vitórias e três derrotas. Apesar do retrospecto positivo, o brasileiro enfrentou dificuldades quando passou a encarar adversários de nível mais elevado.

Após o revés para Kuniev, o lutador anunciou que deixará a categoria dos peso-pesados (até 120 kg) e retornará aos meio-pesados (até 92 kg) no UFC, na tentativa de reencontrar seu melhor desempenho.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...