Jailton ‘Malhadinho’ Almeida deixará a divisão dos pesos-pesados (até 120kg) e retornará para os meio-pesados (até 92kg) do UFC. A decisão foi confirmada pelo empresário do atleta em contato com o jornalista Laerte Vianna, do canal Na Área-MMA.
A decisão vem após a dura derrota do brasileiro, top 6 do ranking, para o russo desranqueado Rizvan Kuniev, na madrugada do último domingo (8), no UFC Vegas 113, nos Estados Unidos. O brasileiro não conseguiu impor seu jogo de quedas e perdeu na decisão unânime. Esse foi o segundo revés consecutivo.
A ida de Jailton Malhadinho para os meio-pesados se trata de um retorno. Isso porque ele iniciou a trajetória no UFC nessa categoria. Ele entrou por meio do Dana White Contenders Series na divisão até 93kg e fez mais uma luta antes de migrar. Foram duas vitórias.
Nos pesos-pesados ele fez 10 lutas, venceu sete e perdeu três. Mesmo com o retrospecto positivo, quando o nível dos adversários lutas subiu, Malhadinho enfrentou dificuldades.
Ao pesar 109 kg na balança, 11 a menos que o limite da categoria, ele não conseguiu ter a supremacia no chão contra Alexsander Volkov e Rizvan Kuniev. Dessa forma, a expectativa é que ele volte para a categoria anterior com mais capacidade de dominar os adversários.
Jailton Malhadinho é baiano, conhecido por ser um dos melhores grapplers das categorias pesadas do UFC.