O UFC terá um novo campeão peso-pesado a partir deste sábado (21). Durante a coletiva de imprensa pós-evento do UFC Baku, o presidente da organização, Dana White, anunciou oficialmente a aposentadoria de Jon Jones. Segundo o dirigente, o veterano lutador entrou em contato diretamente com ele na noite de sexta-feira (20) para comunicar a decisão de pendurar as luvas.
A saída de cena de um dos maiores nomes da história do MMA marca o fim de uma era. Com a aposentadoria de Jones, o britânico Tom Aspinall, até então campeão interino da divisão, foi elevado ao posto de campeão linear dos pesos-pesados.
“Jon Jones me ligou na noite passada e me disse que está oficialmente se aposentando. Tom Aspinall é o novo campeão peso-pesado do UFC”, afirmou Dana White, sem dar mais detalhes sobre os motivos da decisão do ex-campeão.
🚨 BREAKING!
— Championship Rounds (@ChampRDS) June 21, 2025
DANA WHITE SAYS JON JONES IS RETIRED AND TOM ASPINALL IS THE NEW UNDISPUTED HEAVYWEIGHT CHAMP! pic.twitter.com/Or8SUCmVHS
Carreira de Jon Jones
Jon Jones, de 36 anos, deixa o MMA com um cartel de 28 vitórias e apenas uma derrota — contestada até hoje — além de uma luta sem resultado. Ele conquistou seu primeiro cinturão em 2011, aos 23 anos, tornando-se o campeão mais jovem da história do UFC.
Após dominar por anos a categoria dos meio-pesados, migrou para os pesos-pesados em 2023, quando finalizou Ciryl Gane e conquistou o título da divisão.
Desde então, uma série de lesões e incertezas afastaram o americano dos octógonos. Sua última luta foi justamente a conquista do cinturão contra Gane, no UFC 285, em março de 2023. O aguardado duelo contra Stipe Miocic chegou a ser especulado diversas vezes, mas nunca se concretizou.
Aos 31 anos, Tom Aspinall assume como campeão absoluto da categoria. O britânico venceu Sergei Pavlovich em novembro de 2023, conquistando o cinturão interino com um nocaute avassalador ainda no primeiro round. Desde então, esperava a unificação do título contra Jones, que agora não acontecerá.