‘Colecionador de pés’, brasileiro do UFC vence atleta sem pernas e desafia irmão

Lutador disputou edição do ‘Karate Combat’, em Miami, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (13)

Valter Walker e Zion Clark lutando no Karate Combat

Valter Walker, lutador brasileiro do peso-pesado do UFC, finalizou o atleta Zion Clark, nessa sexta-feira (13), no Karate Combat, em Miami, nos Estados Unidos. Conhecido por suas submissões por chave de calcanhar no Ultimate, o brasileiro venceu o estadunidense que nasceu sem pernas, devido a uma condição genética.

Logo após o triunfo contra Clark, Valter surpreendeu ao “desafiar” o irmão, Jhonny Walker, também lutador do UFC, para um combate. Ele fez uma publicação nas redes sociais.

“Dez motivos para eu chamar o fraco do Johnny Walker para sair na mão: meu pai fez amor com a mãe dele, é coleirinha, me bloqueou no insta porque a mulher mandou, a esposa é manager, treina fofo, não sabe heel hook (chave de calcanhar), não treina wrestling, só sabe bater manopla, é dono de casa enquanto a esposa faz yoga e gameplay fraquíssima no ARC Raiders. Está na hora de mostrar quem é o verdadeiro semideus. Vai peidar?”, escreveu o peso-pesado.

A luta durou pouco menos de três minutos. Zion chegou a pegar as costas de Walker, mas não conseguiu finalizá-lo. Na sequência, o brasileiro aproveitou a vantagem física e terminou o combate com um mata-leão.

Leia também

Vitória contra Clark

A luta foi disputada exclusivamente por submissão, ou seja, sem socos ou chutes, formato que, por esse motivo, recebeu aprovação do UFC.

Zion Clark não desenvolveu os membros inferiores em decorrência da Síndrome de Regressão Caudal. Mesmo assim, é detentor de recordes mundiais no Guinness Book pela velocidade com as mãos e conta com um documentário próprio na Netflix.

Walter Walker, o “colecionador de pés”

Valter Walker brinca em montagem, em que exibe pé de adversário como troféu

Um brasileiro tem se destacado no UFC por um hábito peculiar: tentar levar o pé do adversário para casa durante as lutas. Walter Walker, carioca de 27 anos, conseguiu emendar quatro finalizações idênticas no maior evento de MMA do mundo.

Irmão do também brasileiro Johnny Walker, Walter ganhou notoriedade ao submeter seus adversários com chaves de tornozelo. A sequência positiva veio após uma derrota em sua estreia pela organização, diante do polonês Lukasz Brzeski, em abril de 2024.

Após esse revés — o único de sua carreira até agora — Walker se adaptou ao UFC e passou a demonstrar personalidade tanto dentro quanto fora do octógono. Com seu jeito inusitado, viralizou com declarações bem-humoradas e adotou o apelido de “Foot Hunter” (Caçador de Pés, em inglês).

Walter venceu consecutivamente Junior Tafa, Don’Tale Mayes, Kennedy Nzechukwu e Louie Sutherland, sempre no primeiro round e utilizando a mesma finalização.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...