Mesmo diante do mau momento, o presidente do
“Eu nunca iludi a torcida dizendo que vamos ser campeão brasileiro. O objetivo é ir para a Sul-Americana. Não jogamos ainda com adversários do nível do Vitória. Temos um grupo que, para nosso objetivo, nos satisfaz”, destacou.
Após cinco jogos disputados, o Leão conquistou apenas um ponto e está dentro da zona de rebaixamento, na 18ª colocação. Até o momento, perdeu para Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Vasco e empatou com o Bahia.
Para Mota, o campeonato de verdade começa a partir do próximo sábado (1º), quando o Vitória enfrentará o Atlético-GO, no Barradão, em Salvador (BA), às 16h (de Brasília), em jogo válido pela sétima rodada. Depois, encara o Cuiabá, em partida atrasada da segunda rodada, e o Juventude, pela oitava rodada.
“O Vitória saiu da Série C para a Série A em dois anos. Tem uma diferença fenomenal para outras equipes em arrecadação. Sabemos que nosso campeonato é à parte. E nosso campeonato, a meu ver, começa a partir de sábado. Teremos Atlético-GO, Cuiabá e Juventude. Precisaremos muito do apoio da torcida”, disse.
Inicialmente, as vagas para a Sul-Americana são destinadas aos clubes que terminam o Brasileirão entre as 7ª e 12ª colocações. No entanto, isso pode mudar de acordo com os desempenhos dos brasileiros nas competições internacionais de 2024. Em 2023, por exemplo, o Cruzeiro, que terminou em 14º, garantiu vaga na “Sula”.
Veja a sequência do Vitória
- 7ª rodada: Vitória x Atlético-GO - 1º de junho (sábado), às 16h
- 2ª rodada: Cuiabá x Vitória - 5 de junho (quarta-feira), às 20h
- 8ª rodada: Juventude x Vitória -11 de junho (terça-feira), às 19h
Contratações
Fábio Mota também revelou que o Vitória deve se movimentar na próxima janela de transferências, que será aberta no dia 10 de julho. Segundo o presidente,
O encontro deveria ter ocorrido nesta quinta, mas foi adiado em função da
“Ele está fazendo contato com quem quer trazer. Está analisando com calma. Tínhamos uma reunião hoje, mas, em função desse evento, marcamos para amanhã. É um evento que ele vai fazer uma análise do que aí estão e do que ele acha que precisa. Então, com calma, vamos ajustar isso. As contratações vão acontecer sim, dentro das possibilidades do Vitória”, revelou o mandatário.
Em sua estreia no comando do Rubro-Negro baiano, Thiago Carpini já apontou algumas carências no elenco.
“A parte defensiva é um setor que precisamos buscar alternativas [no mercado]. O nosso corredor do lado direito, talvez com um jogador com características semelhantes ao [Willean] Lepo. Criar algumas alternativas também dentro do setor ofensivo. São setores que vamos precisar ajustar e buscar situações para evoluir internamente a capacidade que já temos”, pontuou, à época.
Dois jogadores já deixaram o clube desde a chegada de Carpini:
Segundo Fábio Mota, fazer contratações na segunda janela de transferências já estava dentro do planejamento inicial do clube. Na primeira, foram 24 reforços. A maioria não foi aproveitada pelo técnico Léo Condé, antecessor de Carpini.
“A gente sabia que, independente de qualquer coisa, faríamos contratações. As janelas existem para isso. Vão ser contratações dentro do que o Vitória pode pagar. A situação financeira continua ruim. Estamos com as contas em dia, sim. Mas sabe a diretoria como fazemos para cumprir nossos acordos. Não vamos fazer loucuras. Não vou entregar o clube do jeito que recebi. Nosso planejamento segue, e tenho certeza que vamos nos recuperar no Brasileiro e brigar pela Sul-Americana”, disse o presidente.