O 
Desde então, o time celeste acumula cinco vitórias e três empates contra o clube baiano, com 18 gols marcados e apenas sete sofridos. No período, o Cruzeiro eliminou o Rubro-Negro da Copa do Brasil na terceira fase, em 2016.
E a Itatiaia relembra o time de 2010 do Vitória, que fez uma temporada histórica, chegando à final da Copa do Brasil, mas ao mesmo tempo acabou rebaixado para a Série B do Brasileirão.
Início promissor
O início de temporada do Vitória foi bastante promissor. Com apenas três derrotas ao longo da competição, o Leão sagrou-se tetracampeão baiano de forma consecutiva pela segunda vez em sua história. O derrotado na final foi o Bahia, principal rival.
Enquanto dividia as atenções com o Estadual, o time treinado por Ricardo Silva chegou às quartas de final da Copa do Brasil, eliminando Corinthians-AL, Náutico, e Goiás. Além disso, havia vencido o primeiro jogo das quartas, contra o Vasco, por 2 a 0, em casa.
A classificação para a semifinal do mata-mata nacional veio logo após o título do Baianão. No dia 5 de maio de 2010, o Vitória perdeu para o Cruzmaltino por 3 a 1, em São Januário, e garantiu a classificação. A regra do “gol fora” estava em vigência naquele ano.
Vice da Copa do Brasil
No dia 19 de maio, o Leão avançou para a final da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Depois de perder fora de casa por 1 a 0, a equipe rubro-negra dominou o Atlético-GO no Barradão, venceu por 4 a 0 e se classificou à decisão. O adversário seria o Santos de Neymar.
O Vitória até que lutou bravamente, mas ficou com o vice-campeonato. Perdeu na Vila Belmiro, por 2 a 0, na ida, e venceu no Barradão, por 2 a 1, na volta. O jogo decisivo aconteceu em 4 de agosto. O resultado não foi o suficiente para dar o primeiro título nacional ao Rubro-Negro.
Cinco dias depois, Ricardo Silva foi demitido do comando técnico. Toninho Cecílio assumiu em seu lugar.
Cruzeiro 0 x 1 Vitória
Cruzeiro e Vitória se enfrentaram, pela 15ª rodada do Brasileirão, no dia 22 de agosto de 2010. O jogo aconteceu no Ipatingão, em Ipatinga (MG), porque o Mineirão estava em obras para a Copa do Mundo de 2014.
A escalação rubro-negra tinha Viáfara; Eduardo, Reniê, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Henrique e Bida; Elkeson e Junior. O técnico era Toninho Cecilho. Soares, Gabriel Paulista e Renato entraram durante o jogo, nos lugares de Henrique, Junior e Elkeson, respectivamente.
O gol foi marcado por Junior, o “Diabo Loiro”, aos oito minutos do 2º tempo. O camisa 9 recebeu na intermediária, limpou Edicarlos e finalizou cruzado, de esquerda, no canto esquerdo de Fábio, sem chances para o goleiro.
O atacante Thiago Ribeiro, do time celeste, foi expulso aos 33 minutos por reclamação. O Vitória também teve um jogador mandado para o vestiário mais cedo - Anderson Martins, por falta em Wellington Paulista.
Curiosamente, o resultado quebrou um tabu de 12 anos do Leão sem vencer a Raposa em Minas Gerais. A última vitória havia sido na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1998, por 2 a 0.
“Depois da derrota na Copa do Brasil, esta vitória dá ânimo pra buscar vaga no G4", afirmou Viáfara, após o confronto. O objetivo era palpável à época. O Vitória ocupava a 11ª colocação da tabela de classificação, com 20 pontos, quatro a menos que o Botafogo, primeiro integrante do G4.
Vitória rebaixado
A realidade que se impôs, no entanto, foi bem diferente. O Rubro-Negro baiano venceu apenas quatro das 23 rodadas restantes -empatou 10 e perdeu nove - e acabou a competição em 17º, com 42 pontos.
Destaques do time
Entre os destaques daquele time de 2010, estão o meia Ramon Menezes, que fez história também pelo Vasco, o lateral-esquerdo Egídio, que foi bicampeão brasileiro com o Cruzeiro (2013 e 2014), o zagueiro Gabriel Paulista, hoje no Atlético de Madrid, da Espanha, e o atacante Elkeson, que fez grandes temporadas no Botafogo.
Cruzeiro x Vitória em Minas desde 2010
- Cruzeiro 5 x 1 Vitória - Série A de 2013
- Cruzeiro 3 x 1 Vitória - Série A de 2014
- Cruzeiro 2 x 2 Vitória - Série A de 2016
- Cruzeiro 2 x 1 Vitória - Copa do Brasil de 2016
- Cruzeiro 0 x 0 Vitória - Série A de 2017
- Cruzeiro 3 x 0 Vitória - Série A de 2018
- Cruzeiro 1 x 0 Vitória - Série B de 2020
- Cruzeiro 2 x 2 Vitória - Série B de 2021
 
                 
 
 
 
 
