Ouvindo...

Clube mineiro sofre ‘transfer ban’ da Fifa e está proibido de contratar jogadores

Villa Nova foi acionado na entidade que comanda o futebol e penalizado com data de sexta-feira passada (18)

Sede da Fifa em Zurique, na Suíça

O Villa Nova, de Nova Lima, está proibido pela Fifa de contratar jogadores, o chamado “transfer ban”. A punição é de sexta-feira passada, dia 18 de outubro, e vale para três janelas de transferências, decisão que é praxe nesses casos. O nome do clube já aparece no site oficial da Fifa.

A próxima janela de transferências só abre em janeiro de 2025, em data ainda a ser definida pela CBF. Não foi informado qual o motivo da punição, mas normalmente é dívida referente a negociações feitas com clubes de fora do Brasil, que acionam a Fifa para que a proibição de inscrever reforços “force” o pagamento.

O Villa disputou em 2024 o Campeonato Mineiro, parando na primeira fase com oito pontos, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado na primeira fase para o Operário de Ponta Grossa-PR, perdendo, em casa, por 2 a 0.

O Villa terá calendário agora em 2025, com a disputa do Mineiro. Para poder contratar vai precisar entrar em acordo com o clube que o denunciou à Fifa. Feito isso, a liberação é imediata e novos jogadores poderão ser inscritos na Federação Mineira de Futebol (FMF) e na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Outro clube brasileiro que atualmente está com o “transfer ban” ativo é o Ceará, por causa de uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, devido a uma dívida de negociação feita em 2019 pelo atacante Wescley.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.