Apesar da quantidade imensa de reforços que o Vasco trouxe ao longo da temporada 2023, nenhum ficou tão soberano em sua posição quanto o lateral-esquerdo Lucas Piton. Titular em 37 dos 41 jogos do Vasco no ano, o jogador tem se tornado um dos principais nomes da equipe na luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, o jovem soma um gol e seis assistências com a camisa do Vasco. O ótimo momento em 2023 lhe rendeu uma pré-convocação para a Seleção Italiana, já que o camisa 6 tem dupla cidadania. Além disso, Piton foi procurado por clubes da Itália na última janela de transferências, mas o Cruz-Maltino não quis abrir negociações.
Pesa a favor de Piton, além do bom momento, a falta de concorrência.
Anteriormente, nas atividades, Ramón Díaz chegou a usar Galarza como opção para Piton, mas o paraguaio acabou negociado com o Talleres-ARG, deixando o treinador sem um jogador para atuar ali. O jovem Matheus Julião é outro que pode ganhar chances, enquanto Riquelme segue se recuperando de grave lesão.
Bem ofensivamente
Segundo o Sofa Score, Lucas Piton ainda é o líder de cruzamentos certos da Série A do Brasileiro, com 37, além de três assistências na competição nacional; 85 bolas recuperadas, 34 passes decisivos; 20 desarmes e 18 interceptações. No torneio, ele tem 2202 minutos jogados, mas ainda não deixou sua marca. Seu gol pelo Vasco, foi diante do Resende, no Campeonato Carioca.
Dívida com Corinthians
Se o momento de Piton no Vasco é bom, a diretoria ainda possui pendências referentes à chegada do jogador no início do ano junto ao Corinthians, clube que foi revelado. O Cruz-maltino se comprometeu a pagar R$ 16,6 milhões por 60% dos direitos econômicos do lateral esquerdo de 22 anos. Porém, o clube não pagou nenhuma das três parcelas combinadas com o Timão e tenta renegociar prazos.