A taça da Série B do Campeonato Brasileiro de 1990, conquistada pelo
O objeto, agora, ficará exposto no museu do Leão, localizado na Ilha do Retiro. O movimento de restauração faz parte da obra de revitalização do estádio rubro-negro.
A Série B de 1990 foi o segundo título nacional da história do clube. Três anos antes, o Sport sagrou-se campeão da Primeira Divisão de 1987.
“É importante ser feito esse resgate de um acervo do Clube, porque mostra o tamanho do Sport para as futuras gerações. Também estamos homenageando campeões de títulos importantes da nossa história e a atual gestão está demonstrando um cuidado com o patrimônio do Clube. Isso é muito importante”, disse Ewerson Vasconcelos, assistente de museu do Sport.
Relembre o título
A Série B de 1990 foi disputada por 24 equipes, divididos em quatro grupos de seis. Os participantes disputaram jogos de turno e returno, e os quatro melhores colocados de cada chave avançaram à segunda fase.
O Leão da Ilha terminou a primeira parte da competição na primeira colocação do Grupo D, com 12 pontos conquistados. Atrás, ficaram Moto Club-MA (12 pontos), Remo-PA (11), Ceará (10), Santa Cruz (10) e Treze-PB (5).
Na segunda fase, a Confederação Brasileira de Futebol fez uma nova divisão de quatro grupos - cada um com quatro clubes. O Sport caiu no Grupo H e se classificou com a segunda posição, com seis pontos, atrás apenas do Operário Ferroviário, que marcou oito.
A terceira fase foi separada em dois grupos. Apenas o primeiro colocado de cada chave avançava à final, e foi o que o Rubro-Negro pernambucano conseguiu, com nove pontos.
A decisão foi disputada contra o Athletico-PR, à época conhecido como Atlético Paranaense. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, e o segundo em 0 a 0. Por ter melhor campanha, o Sport sagrou-se campeão.
Obra na Ilha do Retiro
A Ilha do Retiro não recebe uma partida oficial desde o dia 25 de novembro do ano passado,
O prazo inicial para a conclusão da obra era agosto de 2024,
Existe uma expectativa de que o duelo contra o Ceará, marcado para 7 de outubro, uma segunda-feira, seja marcado para a Ilha do Retiro. No entanto, o Leão precisa de autorização do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Pernambuco para que isso ocorra.