Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Guto Ferreira coloca Sport como candidato ao título da Série B e relembra 2019

Técnico foi oficialmente apresentado pelo clube pernambucano nesta terça-feira (30)

Guto Ferreira, novo técnico do Sport

Novo técnico do Sport, Guto Ferreira foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (30). Contratado para a vaga de Mariano Soso, o comandante abordou, em entrevista coletiva, diversos temas a respeito da campanha do Rubro-Negro pernambucano na Série B do Campeonato Brasileiro. Entre eles, a disputa pelo título.

Na visão de Guto, o Leão da Ilha está entre os candidatos a levantar a taça da competição. O treinador acumula quatro acessos para a elite do futebol brasileiro, mas ainda não foi campeão da Segundona.

“Nossa busca é ajustar o que de repente traz algum tipo de incômodo, um ou outro descontrole da equipe sobre os adversários, e fortalecer as quatro fases do jogo. Eu tenho quatro acessos, tenho participação no último acesso do Bahia, mas não tenho título. O Sport tem condições? É um candidato. Vamos efetivar que o Sport vai conseguir? Vai depender do que vamos fazer juntos”, destacou.

Neste momento, o Sport ocupa a sexta colocação da Série B, com 28 pontos e dois jogos a menos em relação à maioria dos concorrentes diretos. São cinco pontos a menos que o Santos, líder do certame, e um a menos que o Vila Nova, quarto colocado.

Acesso em 2019

Guto volta ao Sport pela primeira vez desde que levou o clube ao acesso à Série A em 2019. Na ocasião, o Leão foi o vice-campeão da Série B, com 69 pontos, ficando atrás apenas do RB Bragantino, que marcou 75.

Até 2020, o técnico comandou a equipe em 54 partidas, com 25 vitórias, 23 empates e 6 derrotas. O aproveitamento foi de 60,4%.

“Eu posso tentar passar com o que falei num grupo de amigos ontem. Quando veio a proposta, eu falei: ‘não pensa em nada, fecha’. Talvez, de 2019 para 2020, eu tenha passado por um dos melhores momentos em termo de viver, de energia. Foi muito bom estar aqui. São valores que você vai adquirindo com o seu trabalho. Você quer de novo. Eu quero estar vencendo com a torcida do Sport de novo”, projetou.

Leia também

Últimos trabalhos

Os últimos trabalhos de Guto Ferreira não renderam bons frutos. Entre Goiás, Coritiba e Ceará, o técnico sequer ultrapassou a marca de 25 jogos em um único clube. O último foi o Coxa, que o demitiu justamente após uma derrota para o Sport na Série B do Campeonato Brasileiro.

"É difícil avaliar um trabalho no Ceará onde você ficou dois meses. O histórico do Coritiba fala por si só. Tem três meses que nós saímos e, em termos de percentual de resultados, o Coritiba está abaixo. O que constrói o trabalho não é só o treinador lá dentro. É uma série de coisas: a política, a gestão, a liderança. Assumo minha parcela, mas não é só isso. Estamos acostumados, no futebol, a achar um único culpado e colocar todo peso. Isso passa pelo treinador”, reagiu.

Movimentação no mercado

O técnico também comentou sobre a atual janela de transferências. Até o momento, o Sport anunciou dois reforços: o lateral-direito Palacios e o atacante Lenny Lobato. Ambos já estrearam.

“Futebol brasileiro mudou o ano passado, quando instituiu a janela. Os clubes vêm se adaptando a essa situação. Antes, dava o desespero, corria atrás e contratava. Hoje, toda essa leitura tem que ser ágil. Na janela, todo mundo concorre junto e geralmente para os mesmos destaques. E aí tem que ter poder de barganha, estar em bom momento no campeonato e bons projetos. A consciência do que se falta existe. Não é Guto que está trazendo isso. É uma leitura que a direção já tem e tem trabalhado para resolver”, disse Guto.

Próximo jogo

A estreia do profissional no comando do Sport ocorrerá nesta sexta-feira (2), quando a equipe pernambucana enfrentará o Santos. O jogo, válido pela 19ª rodada da Série B, será disputado a partir das 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP).


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.