Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Saiba se novo reforço do Sport poderá jogar contra o Atlético na Copa do Brasil

Clube pernambucano anunciou, nesta quarta-feira (17), o lateral-esquerdo Dalbert, ex-Inter

O Sport anunciou, nesta quarta-feira (17), a contratação do lateral-esquerdo Dalbert. O jogador, que estava no Internacional, firmou vínculo em definitivo até o término da temporada, com possibilidade de extensão por mais um ano.

De acordo com nota oficial divulgada pelo clube, o jogador já treina no CT José de Andrade Médicis, no Recife (PE). Dalbert tem 30 anos e possui longa carreira na Europa, onde defendeu a Internazionale, Fiorentina e Cagliari, da Itália; Rennes e Nice, da França; e Vitória de Guimarães e Acadêmico de Viseu, em Portugal.

Em sua única temporada pelo Internacional, ele atuou em apenas 10 partidas e não balançou as redes. Dalbert chega para concorrer com Felipinho e Riquelme na lateral esquerda.

Pode jogar contra o Atlético?

Sem ter atuado em nenhuma partida na temporada de 2024, Dalbert pode ser utilizado pelo técnico Mariano Soso nos jogos contra o Atlético pela 3ª fase da Copa do Brasil. Para isso, precisa ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o primeiro jogo do mata-mata.

O confronto entre mineiros e pernambucanos foi definido nesta quarta-feira (17), em sorteio na sede da entidade máxima do futebol nacional. A partida de ida está prevista para o dia 1º de maio, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A volta será na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), provavelmente em 22 de maio.

O que diz o regulamento

O prazo limite de inscrição de atletas na Copa do Brasil é até o dia 9 de setembro, segundo o regulamento específico da competição. “Somente poderão ser inscritos atletas cujos registros estejam publicados no BID em favor do respectivo clube”, complementa o texto.

Em seu artigo 6º, o regulamento ainda diz: “Art. 6º – A contratação de novo atleta pelo Clube, seja como profissional ou não profissional, habilita a sua atuação pelo Clube na COPA DO BRASIL a partir do dia seguinte à data de publicação do seu nome no BID pela DRT, desde que antes do início de cada fase da competição (ou seja, caso já disputada uma partida da fase, somente terá condições de jogo para fase seguinte se o Clube obtiver classificação), e cumpridos os demais requisitos do RGC e deste REC, incluindo a sua inscrição na competição pelo Clube dentro do prazo definido no artigo 5º".

Dalbert só não poderia atuar pelo Sport na Copa do Brasil se já tivesse jogado por outro clube - o Inter, neste caso - na mesma competição. No entanto, além de o lateral não ter entrado em campo, o Colorado só entrou na terceira fase do torneio.

Veja o que prevê o artigo 58 do Regulamento Geral de Competições (REC): “A possibilidade de transferência de um atleta de um Clube para outro na mesma competição deverá constar necessariamente do respectivo REC e, em caso de omissão de tal norma, será vedado ao atleta atuar por duas (2) equipes em uma mesma competição”.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais