Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Sport não abre mão de pratas da casa no elenco para 2024; projeto agrada a Soso

Cobiçado por outros clubes, Fábio Matheus seguirá no elenco rubro-negro para a temporada 2024

Fábio Matheus, volante do Sport

Cobiçado por diversos clubes, do Brasil e do exterior, o volante Fábio Matheus simboliza bem o peso que a gestão do Sport quer dar à integração entre as divisões de base e o elenco profissional do clube na temporada 2024. Pelo terceiro ano consecutivo na Série B do Campeonato Brasileiro, com um orçamento mais enxuto, o clube pretende usar mais os jogadores pratas da casa. Mariano Soso, novo técnico rubro-negro, aprovou o projeto do clube.

Principal ativo do Sport lançado na temporada concluída, Fábio Matheus estendeu recentemente o contrato com o Sport até 2027. Segundo João Marcelo Barros, coordenador-geral das divisões de base do Sport e membro do Comitê Gestor responsável por fazer o elo entre o profissional e a base, o volante só deixará o clube numa situação excepcional. “Daqui, só para o Real Madrid, ou Barcelona”, brincou.

A sério, o dirigente afirmou que Fábio é um atleta que seguirá no clube em 2024. Assim como acontecerá com outros volantes recém-promovidos, como Lucas André, Pedro Martins e Ítalo, além do meio-campista Juan Xavier. “São atletas que seguem um estilo de jogo que o [Mariano] Soso acha interessante. Estamos muito otimistas com essa utilização da base”, afirmou João Marcelo Barros.

Na entrevista de apresentação, o técnico argentino destacou, inclusive, que o projeto apresentado pelo Sport para os atletas da base também serviu como um atrativo para o seu “sim” para treinar o clube.

“Dentro do que tive que estudar para aceitar o projeto está a base. O clube pretende conseguir uma mistura entre jogadores de experiência e jogadores que pertencem às novas gerações. E a minha avaliação é positiva sobre o futebol jovem. A partir daí será uma tarefa que deve ser assertiva em como misturar os mais jovens com aqueles que tem maior experiência”, afirmou.

A tendência é que mais jogadores da base sejam incorporados ao elenco em 2024. A decisão em relação ao número, a um percentual mínimo de pratas da casa, será tomada a partir de reuniões com Mariano Soso que decorrerão ao longo dos próximos dias.

Renovações de contrato com atletas da base

Nesta sexta-feira (8), inclusive, o clube anunciou cinco renovações de contrato com atletas da base, extensões que aconteceram com o zagueiro Nassom e meia Gustavo (até o fim de 2024); o atacante Thallis (até 2025); o goleiro Kawe (até 2026); e o zagueiro Baraka (até 2027).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.