Em busca do acesso à elite do futebol nacional, Enderson Moreira, de 52 anos, também briga para aumentar um recorde que já lhe pertence: o de maior campeão da Série B. Em 2023, no comando do Sport, o técnico mineiro pode levantar a taça da Segunda Divisão pela quarta vez na carreira.
O primeiro título de Enderson na Série B foi conquistado em 2012, quando dirigiu o Goiás. Naquele ano, o Esmeraldino foi campeão com 78 pontos, cinco a mais em relação ao Criciúma, vice-líder. A campanha do time goiano foi marcada por 23 vitórias, nove empates e apenas seis derrotas.
Já em solo mineiro, Enderson Moreira faturou a Série B pelo América, em 2017. Mesmo com a forte concorrência do Internacional, vice-campeão com 71 pontos, o Coelho entrou para o hall dos bicampeões do torneio ao somar 73 pontos. Em 38 jogos, o América venceu 20, empatou 13 e perdeu cinco.
Há dois anos, em 2021, em uma das edições da Série B mais disputadas da história, Enderson Moreira se consagrou tricampeão no comando do Botafogo. Com 70 pontos e 20 vitórias na campanha, o Glorioso fez cinco a mais que o Goiás, vice-líder. Na temporada, Cruzeiro (14º lugar, com 48 pontos) e Vasco (10º lugar, com 49 pontos) sequer brigaram pelo acesso.
Enderson vive nova briga pelo acesso e pelo título
Com Enderson Moreira, o Sport é um dos principais candidatos ao título da Série B. Depois de 31 rodadas, o Leão da Ilha ocupa a segunda posição, com 55 pontos. O líder é o Vitória, com 58 pontos. Juventude e Guarani fecham o G4, com 54 pontos cada um.
Para ilustrar a competitividade da Série B em 2023, o Criciúma, sétimo colocado, tem 51 pontos e está a apenas três de entrar no grupo de acesso.
Depois de arrancar um empate contra a Ponte Preta, o Sport volta a entrar em campo na segunda-feira (16), às 20h (de Brasília). O time de Enderson Moreira enfrentará o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 32ª rodada.
Chances de acesso do Sport
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sport tem 53,6% de chance de acesso à Série A em 2024. O Vitória tem 92,5%, o Juventude ostenta 66,9% e o Guarani, 50,5%.