Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Enderson analisa cenário para acesso do Sport: ‘Pontuação deve baixar’

Treinador reforçou que segue meta “jogo a jogo”, mas destacou que não acredita que pontuação do G4 seguirá alta até o fim da Série B

Enderson Moreira, técnico do Sport

Técnico tricampeão da Série B do Campeonato Brasileiro, Enderson Moreira conhece como pouco a competição. Após vencer o Londrina, na noite sábado (23), na Ilha do Retiro, o treinador do Sport fez uma análise do cenário atual da competição. Projetando o acesso, afirmou não acreditar que a pontuação para se manter no G4 se manterá alta até o final da disputa.

Atualmente, o Vitória lidera a Segundona com 55 pontos, seguido pelo Sport, com 53. Fecham o G4, o Guarani (50) e o Novorizontino (48). Vale ressaltar que esta 29ª rodada ainda não está fechada.

“Tem muito confronto. Naturalmente, essa pontuação deve baixar. Não acho que a gente vai ter 67, 68 pontos como limítrofe para um acesso. Eu também não sou muito de fazer projeção, não sou muito bom nesse aspecto. Eu penso jogo a jogo, eu penso de a gente poder conquistar essas vitórias”, afirmou.

Com cinco pontos de vantagem para o Criciúma, primeira equipe fora do G4, a equipe rubro-negra precisaria agora, em teoria, de 12 pontos em 27 possíveis para concretizar o acesso - ou seja, mais quatro vitórias nas nove rodadas restantes. As contas, conforme apontam os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais, garantem com 65 pontos 98% de chance de acesso.

Campeão em 2012, 2017 e 2021, com Goiás, América e Botafogo, respectivamente, Enderson Moreira buscou balizar a sua análise trazendo uma visão histórica da competição - citando o Cruzeiro e até o Botafogo, atual líder do Brasileirão há três jogos sem vencer. Ele lembrou que as oscilações são parte da Série B, tal qual já sofreu o Sport recentemente, com duas sequências de quatro jogos sem vencer.

“Bem no início da competição, e eu não quero dar aqui de profeta do acontecido, eu falei: Série B, ninguém passa ileso a competição toda. Aconteceu isso mais com o Cruzeiro no ano passado, mas tirando, todo mundo, tem momentos que não são tão bons. Você vai ver agora na Série A, um clube que todo estava já praticamente dando esse título, que é o Botafogo, clube que eu tenho carinho enorme, mas está passando por um momento difícil. Todas competições de pontos corridos são assim, com raras exceções”, disse.

“O que a gente temia e tentou jogar o mais distante possível foi período sem ter vitórias e a gente acabou não conseguindo sair rapidamente dessa situação, ter uma derrota e conquistar rapidamente uma vitória. Era muito importante como iríamos passar por esse momento. Pressão grande, mas acho que tivemos não só hoje uma torcida fantástica, mas jogo passado ABC a torcida foi fundamental, deram uma energia a tempo todo apoiando. Isso é fundamental”, pontuou Enderson.

O Sport volta a jogar na próxima sexta-feira (29), quando visitará o Avaí, em Florianópolis.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.

Ouvindo...