A dez rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport chega para o momento mais decisivo da sua temporada com um grau de instabilidade peculiar. Afinal, a equipe que é terceira colocada na competição e está desde a 19ª rodada no G4, é a mesma que tem apresentado um futebol sem inspiração nos últimos seis jogos.
É contraditório, mas o Sport vive um momento delicado na competição. Após passar cinco jogos sem vencer, a equipe do técnico Enderson Moreira reencontrou o caminho dos triunfos diante do lanterna ABC, na última sexta-feira, em Natal, repetindo um futebol pobre que já apresentado na sequência Tombense, Guarani, Ituano, Botafogo-SP e Criciúma.
O gol do estreante Diego Souza, por exemplo, foi a única finalização na barra em toda a partida - e, vale salientar, diante do adversário mais frágil da competição. O Leão, vale lembrar, venceu o ABC por 1 a 0.
Além disso, o Leão convive com uma verdadeira “cavalaria” se aproximando do G4. Terceiro colocado com 50 pontos, a equipe vive o dilema do “copo meio cheio ou meior vazio": a apenas dois pontos do líder Vitória, mas somente três acima do Juventude, primeira equipe fora do G4.
Some-se a isso, equipe rubro-negra tem um Enderson Moreira pressionado, que busca se reerguer na competição em meio um
Por outro lado, o Leão tem uma obrigação bastante palpável para a reta final da competição. A equipe precisa de “pouco": 50% dos pontos que tem a disputar para garantir o retorno ao Brasileirão. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 65 pontos, uma equipe garante em cerca 98% as chances de acesso.
No geral, o Sport etm 59,5% de aproveitamento na Série B. No returno, apenas, o número cai para 55,5%. Dentro da margem de estabilidade do Leão, a equipe teria que ter uma queda de rendimento para não obter o êxito necessário para o regresso à Série A. Atualmente, de acordo com a UFMG, o Sport tem 64% de probabilidade de subir de divisão (abaixo apenas do Vitória, 85%, e do Guarani, 71%).
Os 10 jogos finais do Sport na Série B
29ª rodada
Londina (casa)
30ª rodada
Avaí (fora)
31ª rodada
Ponte Preta (casa)
32ª rodada
Juventude (fora)
33ª rodada
Chapecoense (casa)
34ª rodada
Ceará (fora)
35ª rodada
Mirassol (fora)
36ª rodada
Atlético-GO (casa)
37ª rodada
Vitória (fora)
38ª rodada
Sampaio Corrêa (casa)