Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Instável, Sport tem 10 decisões por acesso; veja jogos finais e estatísticas

Estatisticamente, Leão precisa de 50% de aproveitamento na reta final da Série B para garantir o acesso à elite nacional

João Peglow, atacante do Sport

A dez rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport chega para o momento mais decisivo da sua temporada com um grau de instabilidade peculiar. Afinal, a equipe que é terceira colocada na competição e está desde a 19ª rodada no G4, é a mesma que tem apresentado um futebol sem inspiração nos últimos seis jogos.

É contraditório, mas o Sport vive um momento delicado na competição. Após passar cinco jogos sem vencer, a equipe do técnico Enderson Moreira reencontrou o caminho dos triunfos diante do lanterna ABC, na última sexta-feira, em Natal, repetindo um futebol pobre que já apresentado na sequência Tombense, Guarani, Ituano, Botafogo-SP e Criciúma.

O gol do estreante Diego Souza, por exemplo, foi a única finalização na barra em toda a partida - e, vale salientar, diante do adversário mais frágil da competição. O Leão, vale lembrar, venceu o ABC por 1 a 0.

Além disso, o Leão convive com uma verdadeira “cavalaria” se aproximando do G4. Terceiro colocado com 50 pontos, a equipe vive o dilema do “copo meio cheio ou meior vazio": a apenas dois pontos do líder Vitória, mas somente três acima do Juventude, primeira equipe fora do G4.

Some-se a isso, equipe rubro-negra tem um Enderson Moreira pressionado, que busca se reerguer na competição em meio um clima de tensão com a imprensa local.

Por outro lado, o Leão tem uma obrigação bastante palpável para a reta final da competição. A equipe precisa de “pouco": 50% dos pontos que tem a disputar para garantir o retorno ao Brasileirão. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 65 pontos, uma equipe garante em cerca 98% as chances de acesso.

No geral, o Sport etm 59,5% de aproveitamento na Série B. No returno, apenas, o número cai para 55,5%. Dentro da margem de estabilidade do Leão, a equipe teria que ter uma queda de rendimento para não obter o êxito necessário para o regresso à Série A. Atualmente, de acordo com a UFMG, o Sport tem 64% de probabilidade de subir de divisão (abaixo apenas do Vitória, 85%, e do Guarani, 71%).

Os 10 jogos finais do Sport na Série B

29ª rodada

  • Londina (casa)

30ª rodada

  • Avaí (fora)

31ª rodada

  • Ponte Preta (casa)

32ª rodada

  • Juventude (fora)

33ª rodada

  • Chapecoense (casa)

34ª rodada

  • Ceará (fora)

35ª rodada

  • Mirassol (fora)

36ª rodada

  • Atlético-GO (casa)

37ª rodada

  • Vitória (fora)

38ª rodada

  • Sampaio Corrêa (casa)

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.