Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Coordenador explica mudanças na base do Sport: ‘Temos um projeto mais ousado’

João Marcelo Barros afirmou que espera anunciar novos nomes ao longo desta semana

João Marcelo Barros, coordenador geral das categorias de base do Sport

No processo de reformulação das categorias de base, o Sport anunciou no início desta semana as saídas de Sued Lima e Luan Moreira, então comandantes das categorias Sub-20 e Sub-17, respectivamente. Para a primeira, o nome do substituto já foi definido: Thiago Larghi, ex-Atlético. As mudanças, conforme ouvido pela Itatiaia, fazem parte de um processo que miram a chegada de um processo mais “ousado” em busca de um “DNA vencedor” para o Leão.

Coordenador geral das categorias de base do Sport, João Marcelo Barros explicou que as mudanças visam o melhor para o clube. “Estamos em busca de profissionais que estejam alinhados com este pensamento ousado que temos para o Sport”, começou por explicar, antes de justificar a escolha por Larghi.

“O nome dele por si só traduz a importância e a relevância que o clube dá ao futebol de base. Thiago é um nome que tem com ele um histórico de desenvolvimento de atleta reconhecido nacionalmente, tendo passado por grandes clubes e trabalhado com grandes profissionais. Ele chega para somar nesse processo de transformação e engradecimento do futebol de base do Sport”, disse.

Responsável pela contratação do ex-treinador do Atlético, o executivo de futebol Rafael Fernandes afirmou que vinha conversando há alguns dias com Larghi até chegar à assinatura do vínculo.

“Estou com o nome dele na cabeça há um tempo. É um profissional não conheço pessoalmente, mas conheço o trabalho dele, temos amigos em comum e nós profissionais sempre atentos ao mercado. Acompanhamos ele há muito tempo e batendo papo com amigos surgiu o nome, perguntei se teria oportunidade um dia, ele queria um projeto mais sólido, começamos a namorar e ele veio. É um profissional que vai agregar muito. É um cara extremamente preparado, agrega muito e traz uma colaboração metodológica ao nosso projeto”, detalhou.

Sobre as mudanças gerais, João Marcelo Barros justificou que o desejo do clube é numa mudança de mentalidade.

“As coisas não estavam caminhando 100%, se não, não garíamos mudanças. Até resultados recentes demonstram isso [o sub-20 ficou fora das finais do Estadual da categoria, por exemplo]. A gente tem um projeto para o clube que é muito maior, mais ousado. Não estou falando de frustração de Campeonato Pernambucano. A minha visão para o clube, em termos de competitividade, prateleira para o clube, é outra. Todas as reposições de profisisonais que a gente contratou é sempre com uma visão de uma outra grandeza de projeto”, disse.

O Sport deverá anunciar o novo treinador da equipe Sub-17 ainda nesta terça-feira (19).

O orçamento para as divisões de base do clube chegam nesta temporada a R$ 4,2 milhões (um recorde) - superior aos cerca de R$ 3 milhões de 2022.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.