Itatiaia

Quem é Vitor Reis, cria do Palmeiras que estreia pela Seleção contra a Austrália

Jogador do Manchester City saiu do Brasil muito jovem após ter ascenção meteórica pelo Alviverde em 2024

Por
Vitor Reis, em ação pela Seleção Brasileira • Rafael Ribeiro/CBF

Aos 20 anos, Vitor Reis faz a estreia pela Seleção Brasileira nesta sexta-feira (25). O atleta formado nas categorias de base do Palmeiras foi escolhido por Carlo Ancelotti para começar como titular contra a Austrália, em Townsville, no primeiro compromisso do Brasil depois da Copa do Mundo de 2026.

Essa foi a segunda convocação dele. Vitor integrou o elenco da Seleção Brasileira na última Data Fifa antes da Copa do Mundo, em março, mas não chegou a jogar.

Cria do Palmeiras

Nascido em São José dos Campos, ele surgiu como uma das principais promessas da base do clube em 2024 e ganhou espaço no time profissional ainda jovem. Na base, foi bicampeonato brasileiro Sub-17 em 2022 e 2023,  da Copa do Brasil Sub-17 em 2022 e 2023 e ainda conquistou os títulos paulistas Sub-11, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, entre outros.

O jogador foi ainda capitão da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17 em 2023.

Disputou ao todo 22 jogos (sendo 19 como titular) e marcou dois gols (um contra o Corinthians, logo em sua segunda partida pelo time principal, e outro contra o Flamengo, ambos no Allianz Parque).

O desempenho pelo Verdão chamou a atenção do futebol europeu, e o defensor atualmente pertence ao Manchester City. O Palmeiras o vendeu  35 milhões de euros,  (cerca de R$ 220 milhões na cotação da época).

Ida ao City e brilho pelo Girona

Após estrear pelo Manchester City ainda na temporada 2024/2025, ele foi emprestado ao Girona, da Espanha, para ganhar experiência. O empréstimo fez muito bem ao jovem jogador.

Ele disputou 38 partidas na última temporada, e chegou a ganhar prêmios como jogador jovem do mês.

O bom desempenho ainda rendeu ao brasileiro sondagens de clubes como o Barcelona. Contudo, o Manchester City decidiu reintegrá-lo ao elenco para a temporada 2026/27.

Brasil na Super Data Fifa

O amistoso em Townsville é o primeiro de três compromissos do Brasil nesta sequência de jogos. A Seleção voltará a enfrentar a Austrália na terça-feira (29), em Brisbane, antes de encerrar a Data Fifa contra a Índia, em 3 de outubro, em Calcutá.

Por

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte