Prestes a disputar sua quarta Copa América Feminina, a Rainha Marta relembrou sua primeira participação no campeonato continental em entrevista concedida à Conmebol, nesta segunda-feira (7).
Tricampeã do torneio com a Seleção Brasileira, a atleta estreou na Copa América em 2003. Foi o primeiro grande campeonato da Rainha com a Amarelinha.
“Na verdade, foi o começo de tudo, né? É uma competição que sempre foi muito importante pra gente, principalmente pra mim, tinha apenas 17 anos e estava recém começando na Seleção Brasileira. Obviamente, eu já havia disputado um Mundial com a seleção sub-19, mas aquela era minha primeira competição pela equipe principal, então as expectativas eram as melhores”, relembrou a jogadora.
Marta falou sobre o favoritismo do Brasil e sobre a evolução do futebol feminino nos últimos anos.
“Havia um ambiente bem diferente do que a gente vive hoje. Em termos de competitividade, se hoje o Brasil é considerado favorito, naquela época era mais ainda. O futebol feminino ainda não era tão desenvolvido na América do Sul, mas o Brasil já estava alguns passinhos à frente em relação a isso. Então o favoritismo era muito grande, e a gente só confirmou isso durante a competição”, declarou.
O Brasil estreia na Copa América Feminina 2025 no domingo (13), às 21h (de Brasília), contra a Venezuela. O jogo será realizado no estádio Chillogallo, na cidade de Quito, no Equador.
Copa América Feminina 2025
A Copa América Feminina vai começar nesta sexta-feira (11). O torneio será realizado na cidade de Quito, capital do Equador, entre os dias 11 de julho e 2 de agosto. Dez seleções vão em busca do título continental.
As equipes foram divididas em dois grupos. Na primeira fase, as seleções se enfrentam em turno único. Ao fim da primeira etapa, as duas melhores posicionadas avançam às semifinais.
Grupos da Copa América Feminina
Grupo A
- Argentina
- Equador
- Chile
- Uruguai
- Peru
Grupo B
- Brasil
- Colômbia
- Paraguai
- Venezuela
- Bolívia