A Seleção Brasileira Sub-20 encerra neste domingo (16) sua participação no Campeonato Sul-Americano. O confronto será contra o Chile, às 18h30 (de Brasília), no estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz, na Venezuela. Mas a disputa pelo título é contra a Argentina, que enfrenta o Paraguai um pouco mais tarde, às 21h30 (de Brasília).
Brasil e Argentina estão empatados com dez pontos, em quatro partidas, na ponta do hexagonal final, que reúne também Colômbia, Paraguai, Uruguai e Chile. A Seleção aparece na frente pelo desempate no saldo de gols, 4 a 3. É com mente neste quesito que brasileiros e argentinos entrarão na rodada decisiva neste domingo (16).
Se um dos times ganhar, e o outro não, ou empatar, e o outro perder, será o campeão. Se ambos ganharem, ou perderem, a definição do título vai para o saldo de gols. Empate duplo nos jogos dá a taça ao Brasil.
Por isso será importante ganhar, mas também com uma boa diferença de gols. O Brasil fará o penúltimo jogo do dia, com a Argentina entrando em campo depois, portanto o time de Ramon Menezes terá que esperar para saber se ficará com a taça.
O treinador deve manter a base que vem escalando na reta final do Sul-Americano. O Brasil teve um começo ruim, com derrotas de 6 a 0 para a Argentina e 1 a 0 para a Colômbia, na fase de grupos, e o treinador fez algumas mudanças com o campeonato em andamento. Jogadores do Atlético, o goleiro Robert e o atacante Alisson foram para o banco de reservas.
O Brasil deve jogar com Felipe Longo; Igor, Iago, Jair e Leandrinho; Moscardo, Breno Bidon e Pedrinho; Gustavo Prado, Rayan e Wesley.
A Seleção Brasileira é a maior vencedora do Sul-Americano Sub-20, com 12 taças, seguido pelo Uruguai, que tem oito. A Argentina possui cinco.
Brasileiros e argentinos estão classificados para o Mundial Sub-20 do Chile, que será entre setembro e outubro deste ano. Colômbia e Paraguai também se garantiram, além dos chilenos, qualificados como país-sede.
Em jogo que apenas cumpre tabela, a Colômbia enfrenta o Uruguai às 16h (de Brasília).