Ouvindo...

Brasil enfrenta a Colômbia por primeiro lugar do grupo no Sul-Americano Sub-20

Vitórias seguidas sobre Bolívia e Equador garantiram vaga no hexagonal final e chance de terminar na liderança do Grupo B; jogo será neste sábado (1)

Ramon Menezes, técnico da Seleção Brasileira Sub-20

A Seleção Brasileira Sub-20 pode terminar a fase de grupos do Sul-Americano da Venezuela como líder do Grupo B, algo que parecia improvável após a péssima estreia com a goleada sofrida por 6 a 0 para a Argentina.

O time reagiu, bateu em sequência Bolívia (2 a 1) e Equador (3 a 2), e neste sábado (1) fecha sua participação na primeira etapa da competição contra a Colômbia.

Já classificado para o hexagonal final, o Brasil entra em campo às 18h (de Brasília) no estádio Misael Delgado, em Valencia (VEN). No mesmo horário, mas no estádio Metropolitano de Lara, a Argentina encara o já eliminado Equador.

Os três primeiros de cada chave avançam para o hexagonal. No caso do Grupo B, já está definido que serão Argentina, Colômbia e Brasil, resta saber a posição de cada. Argentinos e colombianos têm sete pontos, e a Seleção Brasileira está com seis.

Para ser primeiro, o Brasil precisa ganhar da Colômbia e torcer para a Argentina não bater o Equador. Se vencer, e os argentinos também, o Brasil passa em segundo. Qualquer outro cenário o time sairá em terceiro, mesmo se empatar e os “hermanos” perderem, porque o primeiro critério de desempate é o confronto direto.

“Vamos enfrentar no hexagonal outras equipes muito fortes. Vamos tentar corrigir o que erramos, para que a gente possa ir muito forte para o hexagonal. Antes, temos um jogo contra a Colômbia, que vale muito. Classificar-se em primeiro, segundo ou terceiro tem diferença”, disse o técnico Ramon Menezes.

O hexagonal final zera a pontuação, e todos se enfrentam, em cinco rodadas, pelo título. Ser primeiro dá uma vantagem de ter uma tabela teoricamente melhor, enfrentando o líder do Grupo A somente na última rodada. O Uruguai já está garantido na ponta da outra chave.

Os quatro primeiros se classificam para o Mundial Sub-20 do Chile, que será disputado entre setembro e outubro. Caso os chilenos fiquem entre os quatro, como já está classificado por ser o país-sede, o quinto jogará a competição da Fifa.

“Estou muito feliz com a classificação. Nossa seleção é muito unida. Espero nessa reta final treinar bastante para melhorarmos ainda mais. Vamos para a próxima fase com muita garra e unidos”, disse o atacante Deivid Washington, autor de dois gols nos 3 a 2 sobre a o Equador.

O técnico Ramon Menezes deve escalar Robert; Igor Eduardo, Arthur, Iago e Leandrinho; Breno Bidon, Gabriel Moscardo e Gustavo Prado; Pedrinho, Deivid Washington e Nathan.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.