O técnico Fernando Diniz não quis confirmar a escalação da Seleção Brasileira para enfrentar a Colômbia nesta quinta-feira (16), pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Mas também não fez muito esforço para evitar comentar mudanças que serão feitas, como as entradas de André no meio de campo e de Gabriel Martinelli no ataque.
O jogo terá início às 21h (de Brasília), no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla.
O time será bem diferente daquela que perdeu de 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu, em outubro. As seis alterações serão por opção do técnico Fernando Diniz, mas também por causa de lesões. A começar no gol: Ederson foi cortado, com um problema no pé, e Alisson voltará a ser titular, a primeira vez na era Diniz.
As duas laterais terão mudanças. Na direita jogará Emerson Royal, já que Danilo está lesionado e Yan Couto nem foi convocado dessa vez. Na esquerda retornará Renan Lodi, que estava machucado na Data-Fifa de outubro.
O lugar de Casemiro, capitão do time e outro que ficou fora por causa de problemas médicos, será de André, homem de Diniz no Fluminense. Raphinha vai substituir Neymar, que contra o Uruguai sofreu uma grave lesão no joelho que o deixará afastado do futebol até meados de 2024.
Gabriel Martinelli jogará na posição de Richarlison, que nem convocado foi, já que o outro Gabriel do Arsenal, Jesus, ainda se recupera de lesão. Apesar de integrado ao elenco, ele não viajou à Colômbia.
Martinelli não será o “9". Vini Jr. deve atuar mais adiantado, com Rodrygo chegando de trás.
O Brasil deve ir a campo com Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André, Bruno Guimarães e Rodrygo; Raphinha, Vini Jr. e Gabriel Martinelli.
Colômbia tem dúvidas
O técnico da Seleção da Colômbia, o argentino Néstor Lorenzo, tem dúvida se vai escalar seu time com três zagueiros ou no 4-3-3 em que vinha atuando. Se optar pelo 3-5-2, Sánchez entra na defesa e o meia Castaño deixa a equipe.
O setor ofensivo está confirmado com James Rodríguez, jogador do São Paulo, Luis Díaz, do Liverpool, que teve recentemente o pai sequestrado, e Borré.
A provável Colômbia portanto tem Vargas; Mina, Sánchez (Castaño) e Cuesta; Muñoz, Lerma, Uribe, James Rodríguez e Machado; Luis Díaz e Borré.
Classificação
O Brasil ocupa a terceira colocação na tabela de classificação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com sete pontos, atrás do Uruguai, que ganha no saldo de gols, e da Argentina, que tem 12 pontos e 100% de aproveitamento. Os colombianos estão em quinto, com seis pontos.
Os seis primeiros, de dez participantes e após 18 rodadas no sistema por pontos corridos das Eliminatórias da América do Sul, se classificam para a Copa que será nos EUA, no México e no Canadá. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026, em local a se definir.