Ouvindo...

Diniz na Seleção: 25 anos depois um técnico estreia em partida no Brasil

Vanderlei Luxemburgo, em 1998, havia sido o último; nove treinadores passaram sempre estreando longe de casa

Fernando Diniz e lateral Danilo na concentração da Seleção Brasileira em Belém

Em 23 de setembro de 1998, a Seleção empatou por 1 a 1 com a Iugoslávia, na estreia de Vanderlei Luxemburgo. O jogo foi no estádio Castelão, em São Luís-MA, na última vez em que um treinador debutou no time da CBF atuando no Brasil.

Quase 25 anos depois, e depois de passarem nove técnicos, Fernando Diniz vai repetir isso nesta sexta-feira (8), quando estreará comandando a Seleção Brasileira no estádio Mangueirão, em Belém-PA, contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Coincidentemente, Luxemburgo, em 1998, e Diniz agora se dividem entre o trabalho em um clube e na Seleção. Nos anos 1990 Luxa comandava o Corinthians, que seria campeão brasileiro ao final daquele ano, batendo o Cruzeiro na final.

Diniz está à frente do Fluminense, que faz um Brasileirão discreto, mas alcançou a semifinal da Copa Libertadores, para enfrentar o Inter por vaga na decisão no Maracanã, em 4 de novembro.

Seleção do mundo

Não é estranho observar que precisaram quase 25 anos para que um técnico voltasse a estrear pela Seleção em casa. Os amistosos, época em que normalmente os novos profissionais assumem, têm sido realizados quase sempre fora do país, algo que se intensificou a partir dos anos 2000.

A CBF, até o fim de 2022, negociava esses amigáveis com agências, que pagavam milhões de dólares para pode explorar essas partidas e, normalmente, interessava mais à empresa organizar um jogo fora do país. Normalmente em locais que atraíssem patrocinadores, ou até mesmo para que governos pagassem caro para ter o time pentacampeão mundial em campo.

Emerson Leão, Felipão, Parreira, Dunga, Mano Menezes, Felipão pela segunda vez, Dunga de novo, Tite e o interino Ramon Menezes não tiveram o privilégio que Diniz terá, de poder estar pela primeira vez no banco com a Seleção dentro do Brasil.

Tite por pouco não conseguiu isso: por causa da tabela das Eliminatórias para a Copa da Rússia-2018, ele estreou no Equador, portanto não foi um amistoso. Isso foi em 1º de setembro de 2016, e cinco dias depois ele esteve na Arena da Amazônia, comandando o Brasil contra a Colômbia, também pelas Eliminatórias.

"É uma mistura de alegria e honra poder estar aqui. Ser escolhido, ter sido convocado para essa missão de treinar a seleção brasileira. Um sonho que se realiza. Pretendo, como fiz em todos os lugares, dedicar a vida a servir o futebol na seleção brasileira”, disse Diniz após ser anunciado, em julho.

Veja onde estrearam os últimos treinadores da Seleção Brasileira:

  • Vanderlei Luxemburgo - Castelão, em São Luís-MA - 1998

  • Emerson Leão - Rose Bowl (EUA) - 2001

  • Luiz Felipe Scolari - Centenário de Montevidéu (Uruguai) - 2001

  • Carlos Alberto Parreira - Guandong Olympic (China) - 2003

  • Dunga - Oslo (Noruega) - 2006

  • Mano Menezes - Nova Jersey (EUA) - 2010

  • Luiz Felipe Scolari - Wembley, Londres (Inglaterra) - 2013

  • Dunga - Miami (EUA) - 2014

  • Tite - Quito (Equador) - 2016

  • Ramon Menezes (interino) - Tânger (Marrocos) - 2023

  • Fernando Diniz - Mangueirão, Belém-PA - 2023

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.