A Seleção Brasileira Olímpica foi convocada, nesta sexta-feira (18), para o início de preparação para o Pré-Olímpico de janeiro de 2024, ainda sem sede definida - a Venezuela se ofereceu à direção da Conmebol para receber a competição. A América do Sul tem duas vagas no futebol masculino para os Jogos de Paris-2024, que ocorrerá entre 26 de julho e 11 de agosto do ano que vem.
O técnico Ramon Menezes escolheu 22 nomes para dois amistosos contra Marrocos, no país africano, nos dias 7 e 11 de setembro. Entre eles está Paulinho, do Atlético. Vitor Roque, de 18 anos, revelação do Athletico também foi convocado, como antecipou a Itatiaia. Veja mais abaixo a lista completa.
Ramon teve contato nessa semana com a comissão técnica de Fernando Diniz, treinador da Seleção Principal que nesta sexta também fez uma convocação, para confrontos das Eliminatórias. No papo a intenção de Ramon convocar atletas como Vitor Roque, Danilo e João Gomes, que, neste momento, ficaram fora da lista do time A. Foi informado a ele que não seriam chamados.
O 23º convocado seria o atacante Luiz Henrique, do Bétis, mas ele também foi envolvido em suspeita de fraude em apostas esportivas, e Ramon o tirou da lista - como Fernando Diniz fez com Lucas Paquetá na Seleção Principal. O técnico do time olímpico anunciará um outro convocado.
O projeto olímpico da CBF
A preparação olímpica terá uma competição oficial em 2023: Ramon comandará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro. Os jogos de futebol masculino não serão disputados na capital Santiago, mas em Viña del Mar.
O regulamento do futebol masculino no Pan também limita a idade dos convocados em 23 anos, como na Olimpíada e, claro, no Pré-Olímpico. Por isso Ramon já usará a competição para testar alguns atletas que pretenda usar no classificatório para Paris.
Para a competição no Chile, a CBF terá que negociar com clubes a liberação dos atletas que Ramon Menezes escolher, já que não ocorrerá em uma Data-Fifa. É possível até que a base seja formada pelo Sub-20 que parou nas quartas de final do Mundial disputado entre maio e junho, na Argentina. Ramon era o técnico e o Brasil perdeu de Israel por 3 a 2.
Ramon trabalhou como interino da Seleção Brasileira principal em três amistosos após a Copa do Mundo do Catar: derrota de 2 a 1 para Marrocos, em março de 2023, e vitória sobre Guiné, 4 a 1, e derrota para Senegal, 4 a 2, em junho. Enquanto espera por Carlo Ancelotti, que deve assumir após junho de 2024, a CBF anunciou Fernando Diniz como treinador do Brasil até lá - ele conciliará isso com seu trabalho no Fluminense.
Se o Brasil se classificar para Paris-2024, a CBF ainda decidirá se Ramon será o treinador no torneio. Isso porque foi oferecido a Diniz comandar a Seleção na França, já que Ancelotti, pelo planejamento, terá chegado.
Convocação da Seleção Brasileira Olímpica
Goleiros: Gabriel Grando (Grêmio), Matheus Cunha (Flamengo), Mycael (Athletico);
Laterais: Arthur (Leverkusen), Vinícius Tobias (Real Madrid), Abner (Betis), Wellington (São Paulo);
Zagueiros: Vitão (Inter), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit), Morato (Benfica);
Meio-campistas: João Gomes (Wolverhampton), Marlon Gomes (Vasco), Mauricio (Inter), Andrey (Chelsea), Danilo (Nottingham Forest);
Atacantes: Lazaro (Almeria), Marcos Leonardo (Santos), Vitor Roque (Athletico), João Pedro (Brighton), Igor Paixão (Feynoord), Paulinho (Atlético).