Ouvindo...

Mangueirão, em Belém, fecha para receber Seleção, e clubes perdem ‘casa’

Remo e Paysandu não poderão usar estádio na Série C; jogo entre Brasil x Bolívia será no dia 8 de setembro, a estreia de Fernando Diniz

Mangueirão vai receber a partida entre Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias

O Mangueirão, em Belém-PA, foi fechado após a vitória do Remo sobre o Volta Redonda, 2 a 1, no último sábado (5), pelo Brasileiro da Série C. Serão feitos ajustes para que o estádio receba a estreia de Fernando Diniz como técnico da Seleção Brasileira.

Siga os novos canais de esporte da Itatiaia: Youtube, Twitter, Instagram, Threads e Facebook.

Brasil x Bolívia, pela primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, foi marcado pela Conmebol para 8 de setembro, às 21h45 (de Brasília). O anúncio de que o Mangueirão receberá o jogo foi em 31 de julho, quando o Governo do Pará, que administra a arena, decidiu fechá-la por um mês para realizar ajustes solicitados após vistorias feitas por membros da Conmebol e da CBF.

Com isso, Paysandu e Remo não poderão jogar no maior equipamento esportivo do Pará as rodadas finais da Terceira Divisão. O Remo vinha atuando mais vezes no Mangueirão, já o Paysandu tem preferido mandar seus confrontos no Curuzu, de sua propriedade.

O Mangueirão foi reformado a custo de quase R$ 200 milhões, bancado pelo governo paraense. A capacidade foi aumentada para 50 mil pessoas e houve melhorias no gramado, na iluminação, nos acessos, nos vestiários e a criação de camarotes. O equipamento foi entregue em abril e reinaugurado no clássico Paysandu 1 x 0 Remo, pelo Campeonato Paraense.

Mesmo assim, nas vistorias feitas foram detectados alguns ajustes necessários. A Itatiaia apurou que foi pedido a montagem de uma tribuna de imprensa, com acesso à internet e energia, em parte da arquibancada, que será isolada. Também haverá uma pequena ampliação do vestiário dos árbitros.

Fechar o estádio também tem como objetivo preservar o gramado. A Conmebol vai enviar técnicos de empresa terceirizada que cuida dos campos para a entidade durante as finais únicas da Libertadores e da Sul-Americana. Eles darão orientações para o campo estar em boas condições - o custo será dividido entre CBF e o governo paraense.

A última vez que a Seleção Brasileira esteve no Pará foi em 28 de setembro de 2011, contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas, nome dado ao encontro entre as duas seleções que valia um troféu. Os gols da vitória do Brasil por 2 a 0 foram de Lucas Moura e Neymar.

Depois de enfrentar a Bolívia, a Seleção viajará a Lima para encarar o Peru, pela segunda rodada das Eliminatórias. O jogo será em 12 de setembro, às 23h (de Brasília).

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.