O jogo contra Senegal, nesta terça-feira, foi o 40º da Seleção Brasileira contra equipes africanas, segundo dados oficiais da CBF. E a derrota de 4 a 2 foi a quarta do Brasil para equipes do continente, a terceira nos quatro últimos confrontos.
O Brasil perdeu para Camarões no terceiro jogo da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, em 2 de dezembro de 2022, 1 a 0. O resultado não atrapalhou a classificação na liderança do grupo, mas foi a primeira em Copas para times africanos e, àquela altura, a segunda na história.
A primeira havia sido 19 anos antes, também para Camarões, na Copa das Confederações de 2003, na França. No dia 19 de junho, o astro Samuel Eto’o marcou o único gol da partida.
Em março deste ano, o Brasil visitou Marrocos, em Tânger, e perdeu por 2 a 1. Foi o primeiro jogo depois da eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Catar.
Sábado (17), a Seleção Brasileira conseguiu vencer um rival africano, Guiné, por 4 a 1, no primeiro amistoso desta Data-Fifa de junho, em Barcelona-ESP. Mas agora, três dias depois, levou quatro gols de Senegal, completando a péssima sequência contra rivais da África.
Nos 40 jogos, o Brasil tem 34 vitórias, quatro derrotas e dois empates. Foram 104 gols marcados e 22 sofridos.