Principal alvo do
O técnico argentino acionou o Tricolor na Fifa em razão de uma dívida e venceu a ação. Isso aconteceu em 2022, um ano após a primeira passagem de Crespo pelo São Paulo.
O clube foi notificado pela Fifa sobre a condenação por “remunerações pendentes” e “quebra de contrato sem justa causa”. O débito total chegou a ficar em aproximadamente R$ 3 milhões.
Na ocasião, o Tricolor correu risco de sofrer transfer ban e ficar impossibilitado de efetuar novas contratações de jogadores. Em negociações pela volta do profissional, as conversas atuais do São Paulo também englobam a tentativa de solucionar essa dívida com Crespo.
Crespo pode voltar ao São Paulo
Livre no mercado, Hernán Crespo passou as últimas temporadas no futebol do Catar. Ele trabalhou no Al Duhail e seu último clube foi o Al Ain, tendo 49 partidas e 22 vitórias pela equipe. Ele conquistou quatro títulos na passagem pelo país.
A primeira passagem de Crespo pelo São Paulo foi marcada por um início promissor, mas também por uma saída conturbada. Contratado em fevereiro de 2021, o treinador chegou após conquistar a Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, da Argentina.
Crespo encerrou um jejum de títulos ao comandar o São Paulo na conquista do Campeonato Paulista de 2021, taça que não conquistava desde 2005, superando o rival Palmeiras na final.
O desempenho da equipe, porém, caiu nos meses seguintes. O Tricolor teve uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro e foi eliminado nas quartas de final da Libertadores pelo próprio Palmeiras. A pressão aumentou com a proximidade da zona de rebaixamento no Brasileirão.
Crespo acabou demitido em outubro de 2021, após 53 jogos, 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas.